terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"O pequeno Nicolau" de Laurent Tirard 2010

A doce infância em forma de filme!
Esta poderia ser a maneira sucinta de ilustrar a impressão que o filme me deixou.

Tirard nos apresenta o pequeno Nicolas (ou Nicolau) e seus amigos, num universo típico da imaginação infantil, onde a chegada de um novo irmãozinho exige dos meninos a criação de um clube secreto e diversas estratégias arriscadas para salvar Nicolas de um grande desastre.

A inocência infantil é a grande responsável por uma série de desencontros e interpretações equivocadas num mundo nada transparente como o dos adultos.

As típicas perguntas "cabeludas": "Da onde vem os bebês?!" e com
portamentos estranhos como bagunçar a casa, numa fracassada tentativa de arrumá-la para agradar sua mãe ou trancar o carro por horas, para se salvar de um possível abandono na floresta, fazem do ingênuo Nicolas um mestre da imaginação.

É com muita delicadeza e diversão que o filme nos apresenta situações típicas da infância, principalmente no colégio, composta por perfis comuns a qualquer outra experiência escolar, com a presença dos alunos "burrinhos", "cdfs", "comilões" e "riquinhos", que não agem da velha maneira hollywoodiana, como vilões X heróis, mas sim como crianças saudáveis, jogando no mesmo time de aventuras.

Com uma boa mediação, o filme pode ser usado com leveza entre crianças e adultos, para discutir questões comuns na educação, como o bullyng, contrastes entre sexos e personalidades diferentes, nascimento dos bebês e a importância da valorização do saber de cada um, e o direcionamento dos conteúdos como explorar a experiência pessoal na pergunta "o rio que você passeia com seus pais" ao invés de "qual rio corta a França?"

Nenhum comentário: