segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XIX


1. Apesar de diversos contratempos, a trilogia "Matrix", dos Irmãos Wachowski, é considerada um marco no cinema, por revolucionar os filmes de ação com efeitos que hoje são considerados clichês, como o slow-motion e bullet time, duas das maiores heranças do longa de 1999. Depois de quase uma década sem realizações, surgiram boatos de que os irmãos Wachowski estão trabalhando em mais dois roteiros para a franquia, trazendo novamente Keanu Reeves para o papel principal. Se saírem do papel, os próximos filmes poderão ser rodados em 3D. Os diretores já se encontraram com James Cameron, principal nome relacionado a essa tecnologia, para discutir os prós e contras de utilizá-la.

2. Amanda Seyfried gravou cenas ousadas para nova versão de "Chapeuzinho Vermelho". O longa conta com a atriz como protagonista na nova versão do conto infantil. O diferencial é que a personagem principal é sexy e gravou cenas bem ousadas. No filme, dirigido por Catherine Hardwicke (Crepúsculo), uma aldeia é atormentada pelo ataques de um lobo que durante o dia assume sua forma de humano. A previsão de estreia é em março deste ano.

3. Kiefer Sutherland confirmou que "24 horas - O filme" acontecerá, e que as filmagens começarão ainda esse ano ou no início do ano que vem. Em entrevista ao programa Extra, o ator falou sobre as dificuldades que o projeto enfrenta com o roteiro. Não há menção se existe um diretor ligado ao projeto. A previsão é que 24 Horas seja lançado em 2012.

4.Em cartaz até o final de fevereiro, a terceira edição da mostra VERÃO DE CLÁSSICOS, que aproveita o período de férias escolares e universitárias para exibir, exclusivamente em cópias em película, uma seleção extremamente diversificada de filmes de grandes diretores, cult movies e raridades que, de uma maneira ou de outra, resistiram à prova do tempo. Trata-se de uma mostra de cinéfilos e para cinéfilos. Dentre os clássicos recuperados, há filmes premiados e importantes como "Hiroshima, meu amor", obra-prima de Alain Resnais, e "O Testamento do Dr. Mabuse", segundo filme de Fritz Lang, além de alguns clássicos imperdíveis do cinema japonês, "De onde se avistam as chaminés", de Heinosuke Gosho e o épico "O Profundo desejo dos deuses", de Shoei Imamura. Também marcam presença na programação outros diretores consagrados, como Eric Rohmer, Jean-Luc Godard, Marco Ferreri e Takeshi Kitano – de quem será exibido um longa inédito nos cinemas comerciais brasileiros.
Mais infos em:http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=103

5. O filme brasileiro "Lixo Extraordinário" concorre ao Oscar de Melhor Documentário 2011. Com direção de Karen Harley, João Jardim e Lucy Walker, conta a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, até ser transformado em arte pelo artista plástico Vik Muniz.

Nenhum comentário: