segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Not�cias rapidinhas de cinema XX


1. "O discurso do rei" foi o grande premiado pelo pr�mio do Sindicato de Atores dos EUA (Screen Actors Guild, SAG), al�m de Natalie Portman como Melhor Atriz pelo filme "Cisne Negro" e do pr�mio especial pela totalidade da carreira para o ator Ernest Borgnine, vencedor do Oscar de Melhor Ator por "Marty" em 1956. Ele tamb�m atuou em produ�es como "Meu �dio Ser� Sua Heran�a", "Os Doze Condenados", "Fuga de Nova York" e, mais recentemente, "Red - Aposentados e Perigosos". Borgnine tem 94 anos rec�m-completados.

2. A Ag�ncia Nacional do Cinema informou aos agentes do mercado audiovisual e a todos os interessados que at� 22 de fevereiro est� aberta a consulta p�blica do sistema de controle de receitas de bilheteria, um dos eixos do Programa Cinema Perto de Voc�. Coordenada pela ANCINE, essa consulta tem como objetivo reunir dados importantes para atrair investidores para modernizar e descentralizar o parque exibidor.

3. O Cine PE - Festival de Audiovisual chega � sua 15� edi�o com a expectativa de reunir 550 filmes, entre curtas e longa-metragens. Inscri�es abertas at� o dia 31 de janeiro (hoje). Segundo a organiza�o, n�o haver� diferen�a de categorias para os filmes, independentemente de terem sido rodados com c�meras 16mm, 35mm ou digitais. Os curtas e longas ser�o inscritos por categoria: anima�o, fic�o ou document�rio.

4. Abertas inscri�es para o Festival Anima Mundi 2011. Inscri�es pelo site at� o dia 13 de fevereiro. O evento vai rolar no Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 24 de julho e, em S�o Paulo, de 27 a 31 de julho. O Festival Anima Mundi tem 7 categorias de filmes para mostras competitivas: curtas para o p�blico geral; curtas infantis; curtas brasileiros; curtas de estudante; longas; longas infantis; e filmes de encomenda. E mais� a grana da premia�o � alta tamb�m. Vale muito a pena dar uma olhada no regulmento e mandar seu v�deo. O resultado dos trabalhos selecionados vai ser publicado no dia 18 de maio.

5. Aos 27 anos, Henry Cavill ser� o terceiro homem a interpretar Clark Kent nos cinemas, no reboot da franquia dirigido por Zack Snyder. "Superman: Man of Steel" chega aos cinemas em 2012. Christopher Nolan produz o longa. O roteiro fica a cargo de David S. Goyer (Batman - O Cavaleiro das Trevas), com base em uma hist�ria criada por ele e Nolan.

6. Morreu com 77 anos, o compositor John Barry - conhecido por seu trabalho na franquia 007. Descoberto pelo produtor Albert Brocoli, foi contratado como assistente de Monty Norman em "007 Contra o Sat�nico Dr. No", no ano de 1962. Posteriormente, ele seria o respons�vel pela composi�o do tema alternativo de Bond em Moscou Contra 007, e pela trilha de outros nove filmes da s�rie, incluindo "Os Diamantes S�o Eternos", "007 A Servi�o Secreto de Sua Majestade", "007 Contra Octopussy" e "007 Contra Goldfinge"r. Essa �ltima era tida pelo cineasta Federico Fellini como sua trilha sonora favorita. Barry ainda seria premiado cinco vezes com o Oscar, pelas trilhas de "Dan�a com Lobos", "Entre Dois Amores", "Mary Stuart - Rainha da Esc�cia", "O Le�o no Inverno" e "Born Free" (pelo qual venceu tamb�m o Oscar de Melhor Can�o Original). Tendo trabalhado com cineastas como Sydney Pollack e Richard Attenborough e composto as trilhas de filmes como "Perdidos na Noite", "A Letra Escarlate" e "Chaplin", o compositor deixa um legado de mais de quarenta anos.

Nenhum comentário: