terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dicas de filmes - videolocadora: janeiro


Já vi e indico:

"O pequeno Nicolau" de 2010 - comédia
Outra alternativa para entreter as crianças nas férias, além das tradicionais animações, é este filme que aborda com delicadeza e diversão, situações comuns na infância, protagonizadas pelo personagem Nicolas, como a chegada de um irmãozinho, as perguntas "cabeludas" aos pais e as típicas aventuras com os amigos da escola.

"Enterrado vivo" de Rodrigo Cortés 2010 - suspense
Este é o tipo de filme que vale a pena assistir pela originalidade e tensão. Aborda um tema saturado como EUA X Iraque sob uma pespectiva diferente.
Paul Conroy (Ryan Reynolds) acorda num caixão de madeira com um celular e um isqueiro. Com pouco mais de 1h30 de duração, Paul faz uso destes objetos e da nossa curiosidade para avançar numa agoniante luta pela sobrevivência. No mesmo estilo de "12 homens e uma sentença" e "Quarto do Pânico", onde os personagens alimentam uma trama de suspense, com ações e diálogos que se passam apenas em um cômodo, Córtes nos desafio a construir personagens e histórias apenas pelos diálogos que Paul tece no celular. Em situações-limite como estas, jamais saberemos como agiríamos, mas até o fim, como Paul, somos espectadores da esperança.

Não vi, mas quero ver:

"A Suprema Felicidade" de Arnaldo Jabor 2010 - drama
Segunda Guerra Mundial, cabarés e relações de família. Este é o universo do drama que conta a história de Paulo, um garotinho de oito anos que conta com seu avô, Noel, para lhe ensinar as coisas da vida. Mais velho, Paulo começa a frequentar bordéis e frequentar a vida boêmia do Rio de Janeiro. Ele se envolve romanticamente com Deise, uma garota misteriosa que faz partir seu coração. Entre frustações e alegrias, uma reaproximação entre Paulo e seu pai vai trazer uma grande reviravolta em suas vidas.

"O bem amado" de Guel Arraes 2010 - comédia/nacional
Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladimir, dono do jornaleco da cidade. http://www.obemamado.com.br/filme.html

"Mary e Max" de Adam Elliot 2009 - animação/drama
Em paralelo ao 3D, é um longa feito em técnica artesanal stop motion (fotografia dos movimentos quadro a quadro), que conta uma história de amizade entre dois personagens, inseridos no universo atual das redes sociais.

"A fita branca" de Michael Haneke 2009 - drama/guerra
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, foi indicado ao Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro.

"É proibido fumar" de Anna Muylaert 2009 - drama /nacional
Glória Pires protagoniza a história de uma mulher, professora de violão, que precisa enfrentar conflitos pessoais como parar de fumar, reaver um sofá e lidar com o envolvimento amoroso com o vizinho recém chegado.

Nenhum comentário: