quarta-feira, 6 de julho de 2011

YouTube lança o primeiro canal totalmente direcionado ao cinema nacional

Entra no ar nesta quinta-feira o primeiro canal do YouTube totalmente direcionado ao cinema nacional. O espaço deve funcionar como um centro de difusão de trailers das produções brasileiras e também de cobertura de festivais e outros eventos realizados no país. Na mesma onda, foi lançado nesta semana um vídeo que conta a história da produção cinematográfica nacional em três minutos. Veja aqui!!

O canal pode ser acessado pelo site. Conforme comunicado dos responsáveis pelo YouTube, a principal motivação para a criação do espaço se deve ao grande interesse dos usuários pelo tema — constatado pelos números de audiência do site.

O 4º Festival de Paulínia, por exemplo, que também começa nesta quinta e se estende até o dia 14, terá cobertura exclusiva do canal. Semanalmente, lançamentos tanto de longas quanto de curtas-metragens vão pautar reportagens e outros vídeos a serem veiculados, entre eles making ofs fornecidos pelas produtoras e distribuidoras nacionais.

História em três minutos 

O cinema brasileiro também está passado a limpo em um vídeo postado esta semana no YouTube. Com o título Breve História do Cinema Brasileiro, o vídeo conta de maneira exuta - correta, embora com algumas lacunas - toda a história da cinematografia nacional desde os primórdios do cinema, lançado no fim do século 19, na França, pelos irmãos Lumière.

Lá estão informações sobre os principais títulos brasileiros a figurarem nos grandes festivais internacionais, o Cinema Novo, as chanchadas da Atlântida e as maiores produções da Embrafilme. Não são mencionados, por exemplo, movimentos como o Cinema Marginal de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane e a onda das pornochanchadas dos anos 1970 e 80. O vídeo foi produzido pela Gana TV e tem direção de Daniel Marvel.

Nenhum comentário: