sexta-feira, 15 de julho de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XXXVI


1. Paris vai exibir até o dia 30 de agosto a primeira grande retrospectiva sobre o belga Pierre Culliford, o pai dos Smurfs - personagens de animação que em breve serão lançados no cinema. A exposição reúne mais de 200 objetos vinculados ao autor, como pranchas originais nunca antes expostas, arquivos e fotografias que repassam a vida e obra de Peyo. As aventuras dos Smurfs chegaram à televisão nos anos 1960, lançaram seu primeiro filme em 1974 e foram adaptados à programação televisiva nos anos 1980, pelas mãos da produtora Hanna-Barbera. 

2. A Cinemateca Brasileira, na zona sul de São Paulo, exibe até o final de julho um panorama dos filmes de animação franceses. A mostra terá desde "Fantasmagoria" (1908), considerado o primeiro desenho animado da história, até "Um Gato em Paris" (2010), última produção francesa do gênero. Mais infos aqui.

3. O diretor espanhol Jaume Collet-Serra vai realizar para Warner Bros. uma adaptação para o cinema de "Akira", um mangá transformado posteriormente em um filme de animação japonês. O longa de animação de 1988, baseado também no romance gráfico de Otomo que foi publicado pela primeira vez em 1981, passa no Japão pós-Segunda Guerra Mundial e se tornou um filme de arte.

4. A 12ª edição do Festival de Cinema Latin Beat de Nova York apresentará em agosto 23 filmes de 11 países da América Latina, incluindo um sucesso de bilheteria entre os adolescentes brasileiros e um clássico do terror nacional: "As Melhores Coisas do Mundo", da brasileira Laís Bodanzky, e o documentário "Che, um Homem Novo", do argentino Tristán Bauer. Outro filme brasileiro que será homenageado será o terror cult "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", do cineasta Zé do Caixão. O clássico de 1967 será exibido com a trilha sonora original, apresentada pelo guitarrista Gary Lucas. O evento de cinema latino-americano mais antigo, pioneiro do tipo na Big Apple, será realizado de 10 a 24 de agosto e terá ainda filmes da França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

5. "Febre do Rato", novo filme de Cláudio Assis foi o grande premiado do Paulínia Festival de Cinema 2011, vencendo em oito categorias: melhor filme, ator (Irandhyr Santos), atriz (Nanda Costa), fotografia, montagem, direção de arte, trilha sonora e o Prêmio da Crítica. "O Palhaço", de Selton Mello, rendeu ao ator e diretor o seu segundo prêmio de melhor direção no Festival de Paulínia. Entre os documentários, "Rock Brasília", de Vladimir Carvalho, foi escolhido o melhor filme. Premiação completa aqui.

6.  Surgem novos boatos de que Michael C. Hall é o ator escolhido para protagonizar o remake de RoboCop. A produção será dirigida pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite).

7. Quentin Tarantino se comprometeu a atuar em um faroeste dirigido pelo italiano Franco Nero. O cineasta deve interpretar um vilão que será assassinado com uma moeda de ouro disparada por um revólver. O filme irá se chamar "The Angel, the Brute and the Wise" e será uma homenagem a John Huston e Sergio Leone.

8. A atriz de "Desperate Housewives" Eva Longoria protagonizará cenas de romance lésbico na comédia "Without Men". No filme, Longoria toma o comando de um vilarejo latino-americano que perde todos os seus homens quando eles são recrutados por um grupo de guerrilheiros. A comédia tem ainda em seu elenco Christian Slater, que vive um jornalista norte-americano que vai ao vilarejo.

9. A Oficina Pequeno Cineasta convida crianças e jovens para transformarem suas idéias em um filme na 2ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, que ocorrerá em novembro deste ano no Cine Glória, no Rio de Janeiro. Estão abertas as inscrições para a última turma de 2011, que terá apenas 10 vagas. Os selecionados colocarão a mão na massa e conhecerão as etapas do processo de filmagem, desde a criação do roteiro, storyboard, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem, até chegar o momento de assistir a própria obra! Mais infos aqui

10. Globo faz a limpa em vídeos no YouTube. Emissora decide remover vídeos de "O Astro" e "Insensato Coração" e a ideia é que mais programas da grade da emissora saiam do YouTube ao longo do tempo. Eles defendem propriedade intelectual e que os vídeos da programação ficam disponíveis no portal, mas só para assinantes, claro!

Nenhum comentário: