segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conheça 6 filmes que resumem a programação do 6° Festival de Cinema Latino-Americano


  • Divulgação
    Pôster do Festival Latino 2011

A partir de hoje (11), o 6° Festival de Cinema Latino-Americano chega a São Paulo com uma programação para agradar todos os gostos. São dezenas de filmes nas diversas mostras que compõem o evento que já faz parte da agenda da metrópole.



Até domingo (17), sete localidades espalhadas pela cidade sediam as sessões de produções vindas de 14 países da América Latina, inclusive do Brasil.


Além disso, há eventos paralelos, como debates, negociações de coprodução, lançamento de livro e outras atividades.


Todas as sessões têm entradas gratuitas.


O propósito do festival é divulgar e discutir o cinema produzido na América Latina e suas especificidades. Para isso, a programação contempla tanto filmes recentes quanto obras históricas.

Homenagem a Gabriel Garcia Márquez

O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez é um dos homenageados do Festival Latino 2011. A única experiência do autor como diretor de cinema será apresentada durante o evento. Trata-se do curta-metragem surrealista “A Lagosta Azul”, de 1954. Serão projetados também outros seis títulos, todos com roteiros de Márquez.

Homenagem a Orlando Senna

A homenagem brasileira do Festival desse ano vai para Orlando Senna, diretor e roteirista de mão cheia. “Iracema, uma Transa Amazônica” (1974), filme que Senna codirigiu com Jorge Bodanzky, é um dos destaques da mostra. O título foi proibido pela censura brasileira até 1980 e traz no elenco Paulo César Peréio. O público ainda poderá conferir uma aula magna que o cineasta oferecerá no dia 16, às 16h, no Memorial da América Latina.

Contemporâneos

A seção dedicada a filmes recentes conta com 26 filmes, a maioria deles são inéditos no Brasil. Os títuos dessa monstra concorrem a prêmios da crítica e do público. Entre eles está o chileno “Post Mortem” que tem um protagonista que trabalha em um necrotério. O filme traz uma visão subjetiva da ditadura Pinochet.

Contemporâneos Brasileiros

A seleção de títulos nacionais oferece muitos filmes premiados e selecionados para festivais dentro e fora do Brasil. Na lista está o cearense “Os Monstros”, que foi exibido no prestigioso Bafici (Buenos Aires). Dos mesmo realizadores de “Estrada para Ythaca”, novamente há um grande elogio a amizade no roteiro assinado a oito mãos.

Restrospectiva Novo Cinema Argentino

Com uma cinematografia que tem muitos fãs no Brasil, o cinema argentino ganhou uma mostra própria no Festival Latino, com 11 filmes produzidos entre 1995 e 2008. Entre eles está “Mundo Grua”, primeiro longa de Pablo Trapero (“Abutres”), premiado no Festival de Veneza. O diretor é um dos convidados do Festival Latino e apresenta a sessão de “Mundo Grua” do sábado (16), äs 17h no CineSesc.

Soy Loca por Ti, América!

Suzy Capó, que foi curadora do Festival Mix Brasil por muitos anos, selecionou títulos latino-americanos que trazem em seu roteiro a temática da diversidade sexual. O cubano “Morango e Chocolate” integra a mostra estreante. Os frequentadores do festival também poderão conferir os atores do filme, Jorge Perugorría e Vladimir Cruz, arriscando-se na direção de “Afinidades”, que está na programação dos Contemporâneos.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem programas especiais e uma competição de filmes universitários.


6º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

Quando: de 11 a 17 de julho de 2011

Onde:
Memorial da América Latina - Av. Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000, Paraíso
Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira César
Cine Olido - Av São João 473, Centro
Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária
Espaço Unibanco de Cinema - Rua Augusta 1475, Consolação
Sala Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino

Quanto: entrada franca

Mais informações: site oficial

Nenhum comentário: