terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas de filmes: maio

"A Antropóloga" de Zeca Pires 2010 - drama/suspense

Selecionado para Mostra Internacional de São Paulo em 2010, fato inédito para o cinema catarinense, o filme traz a presença da cultura açoriana inserida em Florianópolis, valorizando crenças populares retratadas pelo artista Franklin Cascaes, referência no filme, numa trama de suspense, drama, com toques de humor. A protagonista é uma pesquisadora portuguesa, interessada no uso de ervas para fins medicinais que acaba se envolvendo com moradores da Costa da Lagoa, e desperta um imaginário que antes não tinha, envolvendo bruxas, espíritos e outras figuras mitológicas.


"A Garota da Capa Vermelha" de Catherine Hardwicke 2011 - suspense

Adaptação da famosa fábula "Chapeuzinho Vermelho", a trama percorre um caminho mais sombrio, ao se passar na Idade Média, onde a protagonista Valerie passa por conflitos com a família e com o amor. Ela é apaixonada por Peter, mas seus pais querem que ela se case com um homem mais velho e rico. Em busca da liberdade de amar, Valerie e Peter planejam fugir juntos. Os planos mudam radicalmente quando a irmã de Valerie é assassinada pelo lobisomen que causa pânico na pequena vila.


"Rio" de Carlos Saldanha 2011 - animação

Com forte apelo comercial e dirigido pelo mesmo diretor da série de filmes "A era do gelo", o brasileiro Carlos Saldanha realiza um desejo antigo de levar para as telas um pouco da cultura e realidade brasileira sob a perspectiva do Rio de Janeiro, utilizando personagens inspirados na fauna brasileira. O protagonista é Blu, uma arara azul, e Linda, sua dona. Blu nasceu no Brasil, mas foi capturado na floresta acabou parando na fria cidade de Minnesota. Acostumado com bons tratos e com sua gaiola, Blu não se preocupa com nada. Isso tudo até o dia em que um ornitólogo avisa Linda de que Blu é o último macho de sua espécie. Ele deve acasalar com a última fêmea da espécie, que vive no Rio de Janeiro. É aí que os dois, Blu e Linda, dão início a uma aventura que vai mudar as suas vidas. Além dos desafios, eles conhecem o carnaval, as belas paisagens do Brasil e o lado negro dos traficantes de aves.


"Pânico 4" de Wes Craven 2011 - suspense

Resgatando uma série de filmes que marcaram a geração de jovens dos anos 90, Craven apresenta uma nova trama, onde Sidney Prescott é uma das poucas sobreviventes do assassino em série Ghostface. Muitos anos após sofrer com o terror, ela volta à sua cidade natal, Woodsboro. Lá, encontra o xerife Dewey Riley e a jornalista Gale Weathers, que foram aliados na saga contra o massacre. A cidade está em festa, comemorando a paz que se instaurou na região após os assassinatos. Mas, é justamente nesta ocasião, que parece se anunciar a volta de Ghostface.

Nenhum comentário: