quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TVUFSC - uma oportunidade para o cinema de vanguarda


Em 2009, cursando as duas últimas fases na graduação de cinema da UFSC, tive a oportunidade de atuar como bolsista na TVUFSC (Canal 15 da Net - tido como canal universitário e local), quando ainda se encontrava sem uma direção e estrutura organizada adequada, fazendo parte da equipe apenas eu e a servidora administrativa "Lili" que me convidou para fazer parte dessa "equipe". Deparei-me com uma estrutura mínima, mas com grande potencial. Tinha na mão a oportunidade de inovar uma programação que se resumia a exibir programas antigos produzidos em bons tempos da tv em 2004.
Um canal 100% universitário, disponível aos estudantes e completamente desconsiderado pela universidade. Nasceu então uma grande vontade de inovar e fazer da oportunidade um começo.
Busquei alternativas para inserir novos programas na grade, sem depender de uma equipe, que contaria com uma verba que não existia. Editei novas vinhetas, novos breaks, usando os cenários da universidade. Aproveitei o que existia e tentei acrescentar algo de novo.
Busquei no cinema, a inspiração.
Descobri que filmes com lançamento e exibição pública há mais de 70 anos, passam a ser de domínio público. Portanto, com apoio da propriedade intelectual da universidade, onde tirei minhas dúvidas sobre direitos autorais, pesquisei por meses uma lista imensa de filmes datados até 1939 e comecei a buscar estas cópias para exibir na tv.
Este foi o começo.
Uma programação precária, uma tv com poucos recursos, nenhuma equipe ou verba, muita resistência, mas muita garra da "Lili" e vontade de manter a tv viva. Essa foi a premissa.
No decorrer do ano, a tv deslanchou, assim que entrou um novo diretor geral, o professor e jornalista, Fernando Crócomo. A luta continuava e aos poucos a tv foi crescendo. Vi de perto essa transformação. Novos programas eram feitos no jornalismo, minutos no campus, exibição de tcc´s em vídeo, grandes reportagens realizadas por alunos e assim foi.
Hoje não faço mais parte da TV UFSC por estar formada, mas de vez em quando, coloco no canal 15 e me deparo com o programa "Sessão Cinema", que perdurou e se mantém vivo.
Programa que "criei", organizei, iniciei na tv e na época de bolsista, até fui apresentadora, vivenciando um pouco, a vida de apresentadora de estúdio. Eu escrevia o texto, a jornalista revisava e então, eu fazia as gravações das "cabeças". Antes de iniciar o filme, eu dizia um pouco sobre sua contribuição para o cinema, sem tirar a surpresa da história. Enfrentei o desafio de ler o texto num "tp" (telepronter) e errar o mínimo possível! Tinha preocupações com a cor e com o modelo da roupa para não vazar no chroma key (fundo infinito azul).
Desenvolvi a identidade visual e a vinheta (que estão no ar até hoje).
"Sessão cinema - vanguarda e clássicos".
Com programação de 24 horas, hoje a TV possui uma boa equipe de colaboradores, estudantes, jornalistas, editores, bolsistas, operadores de master e afins. São várias áreas do conhecimento e da comunicação atuando na produção, edição e programação.
Quanto ao programa de cinema, qualquer um poderia ter tido a ideia, tendo vontade e a oportunidade, mas o que realmente importa é existir hoje um espaço para o cinema de vanguarda, um cinema clássico, a disposição da comunidade, mesmo que ainda em tv paga. Filmes difíceis de encontrar em vídeolocadoras (comprei muitos para meu acervo pessoal e cedi cópias pra tv), que não fazem parte de nenhum circuito alternativo e não são protagonistas do tal "telecinecult", antigo telecine classic. Filmes como "Metrópolis" do Fritz Lang (1927), "Um cão andaluz" do Luiz Buñuel (1928), "E o vento levou" de Victor Fleming (1939), entre outros.
É uma oportunidade única de ver os filmes da vanguarda surrealista e impressionista do primeiro cinema. Assim como filmes da era de Ouro de Hollywood, quando inicia o star system (sistema de estrelas/celebridades) e studim system. (sistema de estúdios - filmes feitos em estúdios, controlados pelas grandes produtoras, grandes estúdios, ativos até hoje como Fox, Universal e Paramount. Um modelo pioneiro de cinema que prevalece até hoje no circuito comercial, o modelo de Hollywood, que trata o cinema como um "produto", uma ferramenta de entretenimento, considerando os espectadores como "clientes", como público e a produção como uma indústria cinematográfica.
Não que seja totalmente ruim, afinal é um modelo que gera empregos, mobiliza populações, inova, acrescenta, abre portas, movimenta financiamentos, mercados alternativos e ainda que superficial em vários momentos, permite narrar ideias, sonhos, histórias, aquilo que pertence à imaginação humana.
O importante é que ele não seja considerado o único cinema, desmerecendo o cinema de autor, aquele que busca transgredir, falar do que não é falado, descontruir essa narrativa clássica tão desgastada, e acrescentar ao espectador, provocando, forçando a reflexão. Talvez nem sempre agrade, porque não pretende agradar, mas o mais importante, revoluciona, mesmo que depois, torne-se um modismo. O que importa é o constante movimento e reflexão.

Portanto, sempre que tiverem oportunidade, moradores de Florianópolis e região, prestigiem a "Sessão Cinema" da TV UFSC. Vale a pena!

Programação: http://www.tv.ufsc.br/
TV UFSC - Canal 15 da NET.

Nenhum comentário: