sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas de filmes - setembro


CINEMA

Não vi, mas vou ver:

"Gente grande" de Dennis Dugan 2010 - comédia
Trinta anos após a formatura do colégio, cinco amigos (Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade e Rob Schneider) se reencontram para passar um fim de semana juntos.

"A Ressaca" de Steve Pink 2010 - comédia
Depois de uma experiência maluca, quatro amigos viajam no tempo e têm a chance de mudar o futuro.

"Amor à distância" de
Nanette Burnstein 2010 - drama/comédia romântica
Drew Barrymore e
Justin Long protagonizam um casal que precisa lidar com os conflitos de se relacionar à distância.

"Os vampiros que se mordam" de Jason Friedberg e Aaron Seltzer 2010 - comédia
Paródia do filme "Crepúsculo", na onda de gozações como "Todo mundo em pânico", "Uma comédia nada romântica", "Não é mais um besteirol americano", "Deu a louca em Hollywood".

"Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague" de Emmanuel Laurent 2009 - documentário
Documentário sobre as relações entre Jean-Luc Godard e François Truffaut na época da Nouvelle Vague, movimento revolucionário do cinema, que inovou, nas décadas de 50, 60 e 70, mostrando uma nova forma, nova "onda" de fazer filmes.

"O aprendiz de feiticeiro" de Jon Turteltaub 2010 - aventura
Parte da premissa de um estudante universitário, herdeiro de habilidades mágicas. No mínimo, curioso. E conta com atuações de Nicolas Cage e Monica Bellucci.

"O bem amado" de Guel Arraes 2010 - comédia/nacional
Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladimir, dono do jornaleco da cidade. http://www.obemamado.com.br/filme.html

"Meu malvado favorito" de Pierre Coffin e Chris Renaud 2010 - animação
Gru (Steve Carell) é um supervilão que duela com Vector (Jason Segel) para ter o posto de o mais malvado. Para vencer a disputa, ele decide roubar a Lua. Só que terá que enfrentar três órfãs, que estão sob os seus cuidados e não podem ser abandonadas.

"Kick ass - quebrando tudo" de Matthew Vaughn 2010 - ação
Filme independente (baixo orçamento para os padrões hollywoodianos), inspirado em quadrinhos, sobre jovens e desajeitados heróis, geração Youtube, mergulhados em uma trama cínica, engraçada e violenta a la Tarantino. Conta com a participação de Nicolas Cage, como o pai da Hit Girl.

"Kick ass - quebrando tudo" de Matthew Vaughn 2010 - ação
Filme independente (baixo orçamento para os padrões hollywoodianos), inspirado em quadrinhos, sobre jovens e desajeitados heróis, geração Youtube, mergulhados em uma trama cínica, engraçada e violenta a la Tarantino. Conta com a participação de Nicolas Cage, como o pai da Hit Girl.

"Micmacs" de Jean-Pierre Jeunet 2009 - comédia
Do mesmo diretor francês do filme O fabuloso destino de Amèlie Poulan, conta a história de Bazil (Danny Boon), que acidentalmente leva um tiro na cabeça e fica com a bala alojada no crânio. O fato acaba por mudar completamente a vida do protagonista, que perde sua casa e começa a morar com um grupo de pessoas excêntricas. Ao invés de apenas lamentar o fato, ele conta com a ajuda dos novos amigos para lutar contra a fonte de seus problemas: o fabricante de armas que criou a bala que o atingiu.

"Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague" de Emmanuel Laurent 2009 - documentário
Documentário sobre as relações entre
Jean-Luc Godard e François Truffaut na época da Nouvelle Vague, movimento revolucionário do cinema, que inovou, nas décadas de 50, 60 e 70, mostrando uma nova forma, nova "onda" de fazer filmes.

"O aprendiz de feiticeiro" de Jon Turteltaub 2010 - aventura

Parte da premissa de um estudante universitário, herdeiro de habilidades mágicas. No mínimo, curioso. E conta com atuações de
Nicolas Cage e Monica Bellucci.



Já vi e indico:

"Nosso lar" de Wagner de Assis 2010 - drama
Baseado na obra psicografada de Chico Xavier, o filme conta a história do médico André Luiz após sua morte. Uma sugestão do pensamento espírita de que existe vida após a vida. Tecnicamente distante do filme "Chico Xavier", necessita de total coração e mente aberta do espectador, para entregar-se somente ao possível (superfície) do pensamento e imaginação. (sempre é um desafio para o cinema, adaptar textos) Efeitos Especiais: Intelligent Creatures, Canadá (Watchmen, Babel, Fonte da Vida)

"Karatê Kid" de Harald Zwart 2010 - ação/drama
Regravação do clássico original dos anos 80, preserva a mesma filosofia das artes marciais, ainda que altere o ensino do karatê para o Kung Fu e falhe em algumas construções narrativas, quando altera a idade do protagonista de 16 para 12 anos. Protagonizado por Jackie Chan e Jaden Smith (filho de Will Smith), promove a reflexão sobre a colocação do "mestre" Miyagi, quando afirma que não existem maus alunos, mas maus professores.

"A origem" de Cristopher Nolan 2010 - ficção científica
Campeão de bilheteria nos EUA, é considerado impenetrável à crítica, tamanha é a proposta complexa do enredo, depois de "Matrix" (1999). Do mesmo diretor de "Batman - O cavaleiro das trevas" (2008), o filme serve de representação do mundo das ideias, sonhos e imaginação, como já disse sobre o cinema, o cineasta espanhol (surrealista de vanguarda) Luiz Buñuel.

VIDEOLOCADORA

Não vi, mas vou ver:

"Lembranças" de Allen Coulter 2010 - drama
Protagonizado por Robert Pattinson (eternizado como o vampiro Edward da saga Crepúsculo), conta a história de um jovem que encontra no amor, redenção.

"Mary e Max" de Adam Elliot 2009 - animação/drama
Em paralelo ao 3D, é um longa feito em técnica artesanal stop motion (fotografia dos movimentos quadro a quadro), que conta uma história de amizade entre dois personagens, inseridos no universo atual das redes sociais.

"A fita branca" de Michael Haneke 2009 - drama/guerra
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, foi indicado ao Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro.

"É proibido fumar" de Anna Muylaert 2009 - drama
Glória Pires protagoniza a história de uma mulher, professora de violão, que precisa enfrentar conflitos pessoais como parar de fumar, reaver um sofá e lidar com o envolvimento amoroso com o vizinho recém chegado.

"Encontro Explosivo" de James Mangold 2010 - ação/comédia
Protagonizado pelos astros Tom Cruise e Cameron Diaz, narra a história de uma jovem que se envolve com um agente secreto e embarca numa agitada aventura.

Já vi e indico:

"Chico Xavier - O filme" de Daniel Filho 2010 - drama
O filme conta a história do médium Chico Xavier, maior representante do espiritismo no Brasil que completaria 100 anos em 2010, se estivesse vivo.
Tecnicamente impecável, o filme transita em passagens da vida de Chico, em sua infância sofrida, mas suportável, juventude de descoberta e vida adulta de sacrífios.
O eixo condutor parte da entrevista de Chico ao programa de tv "Pinga-fogo", onde o médium respondeu perguntas e contornou com graça, cada comentário ou questionamento malicioso dos entrevistadores. O filme parece deixar clara a essência de Chico, homem de fé, bondade e de paz.

"Educação" de Lone Scherfig 2009 - drama
É um filme do qual não se espera nada, e revela-se extremamente maduro. Tão inocente quanto a personagem, somos levados a acreditar numa história que nos cativa gradativamente, com alguma ponta de desconfiança, mas com imensa vontade de entregar-se e torcer por um final feliz. Nenhuma idealização ou caracterização de personagens perfeitos, mas sim uma história contada sob a perspectiva de uma jovem, Jenny, com 16 anos, ótima aluna de uma escola conservadora em Londres, em plena década de 60, que se envolve com um homem, 20 anos mais velho, David e que através dele, descobre um mundo de possibilidades diferentes da qual estava destinada desde que nasceu: estudar e cursar Letras em Oxford. A atriz estreante, Carey Mulligan, que interpreta Jenny, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, assim como o filme teve indicação para Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Nenhum comentário: