segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atrás das câmeras

Síntese de matéria original: http://www.guiadasemana.com.br/Florianopolis/Cinema/Noticia/Atras_das_cameras.aspx?id=67437

A equipe do Guia da Semana listou artistas brasileiros e estrangeiros que além de fazer sucesso como atores, têm se arriscado como diretores e produtores de cinema:



Cabeça a Prêmio - MARCOS RICCA (da foto)

Com quase 20 anos de carreira, o ator Marco Ricca já possui um currículo que soma mais de 25 trabalhos, entre séries e minisséries e cerca de 20 filmes. Atualmente, no elenco do remake Ti-ti-ti, o ator já se arriscou sendo diretor nos palcos, como na peça A Grande Volta.
Este ano, Ricca estreou nas telonas, na direção do longa Cabeça a Prêmio.


Cinema é mesmo o seu forte - SELTON MELLO

Nos últimos anos, o ator Selton Mello se destacou por atuações em diversos longas, como Meu nome não é Johnny, O Cheiro do Ralo, Lisbela E O Prisioneiro, Jean Charles e A Mulher Invisível. Mas ele, que está de volta às telinhas na série A Cura, da Rede Globo, também já atacou de diretor. Seu primeiro trabalho foi o curta-metragem Quando o Tempo Cair (2006), que foi selecionado para mostras como Festival de Gramado, Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, indo até para o Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México.

Atuou e dirigiu - SEAN PENN

Sucesso em papéis que emocionaram ao público como em Uma Lição de Amor, no qual atuou como um pai que, com deficiência mental, luta para manter a guarda de sua filha (Dakota Fanning), Sean Penn também já se arriscou como diretor. Sua estreia atrás das câmeras aconteceu em 1991, com o longa Unidos Pelo Sangue, que conta a história de dois irmãos, Joe e Frank muito diferentes entre si. Outras produções que contaram com a direção de Sean Penn foram Acerto Final (1995), A Promessa (2001), que contou com Jack Nicholson no elenco, e Na Natureza Selvagem (2008), baseado na obra de Jon Krakauer, realizada em 1997. Este trabalho mostrou a maturidade de Sean Penn como diretor e roteirista, sendo que foi cotado para o Oscar, além de Penn ter comandado a mesa do júri do Festival de Cannes na época.

Veterano - CLINT EASTWOOD

Ele não foge da lista de atores que se arriscaram como diretores e tiraram a sorte grande. Ao todo, já comandou cerca de 29 longas, começando a mostrar seus dotes como diretor em 1971, em Perversa Paixão. Outros trabalhos que contaram com sua direção foram Sobre Meninos e Lobos (2003), A Troca (2008), Invictus (2009), além das produções A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima (2006), e A Troca e Gran Torino (2008). Está previsto para 2012, o lançamento de seu novo trabalho, Hoover. A trama conta a história de J. Edgar Hoover, um dos principais nomes do FBI, que foi diretor da agência até sua morte na década de 70.

Nova Experiência - BEN AFFLECK

É um dos mais novos atores que se arriscou em atuar e dirigir ao mesmo tempo. Em The Town - que se chamará Atração Perigosa no Brasil - ele assumiu, em uma coletiva de imprensa, que foi muito difícil realizar as duas funções ao mesmo tempo em um único trabalho. O filme, que é uma adaptação do romance The Prince of Thieves, de Chuck Hogan, foi lançado no Festival de Veneza e estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá. A previsão de estreia no Brasil é em 29 de outubro. Affleck também já se dedicou totalmente à direção de um longa em Medo da Verdade, lançado em 2008.

Para a terra do Tio Sam - MÁRCIO GARCIA

Outro brasileiro que também seguiu os passos de Marco Ricca e Selton Mello, foi o ator Márcio Garcia. E ainda por cima, um filme internacional. A comédia romântica Bed & Breakfast conta a história de uma vendedora que descobre ser a herdeira de uma vinícola na Califórnia e resolve transformá-la em uma pousada. Ele, que já dirigiu um curta-metragem (Predileção), disse ser apaixonado por cinema, adora ler a respeito e sempre se aperfeiçoar sobre o tema. Mas ele não é o único brasileiro desta produção, que tem previsão de estreia para 2011. Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Marcos Pasquim e Débora Lamm estão no elenco do longa, que também conta com os atores Jason Alexander e Dean Cain. É esperar para ver o resultado desta mega-produção.

Nenhum comentário: