sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Nordeste é aqui

Existe sim, uma Hollywood brasileira. Só que ela tem praias e sertões; e, surpresa!, fica fora do eixo Rio-São Paulo


Pense rápido em uma região onde a produção cinematográfica é rica, grande e conta com temáticas variadas. Não, não estamos falando da Meca hollywoodiana, nem da efervescência do cinema indiano conhecida como Bollywood. Estamos falando da indústria cinematográfica do Nordeste brasileiro, que tem grande riqueza cultural e está se tornando cada vez mais conhecida. A região é a estrela da 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, que acontece entre os dias 11 de outubro e 9 de dezembro nas unidades do Sesi do Estado de São Paulo.


"O cinema da região nordestina tem características variadas: retrata a cultura local, a relação com a terra, a seca e as questões sociais, além dos filmes urbanos, que mostram o caminho do Nordeste em direção à modernização", conta Kátia Camargo, produtora cultural da Mostra. E é isso que o festival do Sesi tem: filmes novos, antigos, curtas e longas metragens, animações e documentários surpreendentes que trazem essa riqueza toda.


A mostra foi idealizada por Gregório Bacic, diretor do programa Provocações, da TV Cultura, depois de realizar pesquisas no Nordeste na década de 70 e ser arrebatado pelas manifestações culturais da região. "Ele teve acesso à produção cultural local e conheceu os cineastas de lá. E pensou ´isso não chega a São Paulo´", conta Katia. Desde sua primeira edição, em 2006, a aceitação entre os artistas da região aumenta a cada ano, assim como o número de filmes inscritos para exibição.



Foto: Divulgação/Sesi



"O céu de Suely" conta a a história da nordestina que retorna ao Ceará


O que não significa que antes a produção era menor. Por volta de 1920, os projetos locais chegavam a ser maiores do que os do Sudeste. "Havia até filmes mudos no Recife", diz Katia. Hoje, além da capital pernambucana, Salvador e Fortaleza são as cidades que mais produzem filmes na região. Mas a Mostra do Sesi traz películas de quase todos os Estados Nordestinos. Para a edição deste ano, há até filmes do Piauí, do Rio Grande do Norte e do Maranhão.


Entre os destaques, está O Céu de Suely, de 2007, que também foi exibido nas salas do Sudeste. Ele conta a história da nordestina Hermila voltando de São Paulo para o interior do Ceará, onde espera encontrar o marido. Árido Movie não fala somente da aridez do interior de Pernambuco, mas também da sina de Jonas, que teve seu pai assassinado e que, de volta à sua cidade natal, sente um clima de vingança no ar. Um outro filme que chegou a ser exibido em outros países é Cinema, Aspirinas e Urubus (foto no alto), com a saga de um estrangeiro que roda várias cidades do interior do Brasil mostrando um filme sobre aspirina.


Foto: Divulgação/Sesi



"Árido Movie" conta com Selton Mello no elenco


Mas não só os adultos vão curtir essa programação que é assiiim... uma Brastemp. Já estão programadas sessões de filmes infantis produzidos no Nordeste, com animações diferentes que contam a história das suas crianças. Haverá também uma oficina crítica do audiovisual, uma espécie de workshop sobre cinema nordestino e, de quebra, brasileiro. Aliás, esse é um diferencial e tanto deste roteiro inovador: mostrar uma realidade que, por mais que não esteja próxima das grandes cidades, reflete a riqueza da cultura nordestina e também entre o resto da população brasileira. Em São Paulo, os filmes serão exibidos no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, na Avenida Paulista, e nas unidades do Sesi da Vila Leopoldina, na zona oeste, e na da Vila das Mercês, na zona sul, de quarta a sexta. Uma oportunidade única de conhecer o Nordeste sem sair de São Paulo.


Conheça os endereços da 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino:


Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso (Mezanino)

Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César

Telefones: 3146-7405/ 3146-7406


Sesi Vila Leopoldina

Rua Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina

Telefone: 3832-1066 ramal 1180


Sesi Vila das Mercês

Rua Júlio Felipe Guedes, 138 - Vila das Mercês

Telefone: 2946-8172 ramal 2838

Nenhum comentário: