domingo, 4 de maio de 2008

"Sentença de morte" de James Wan 2007


Se um bom filme dependesse só do orçamento, dos atores famosos, da produção, dos efeitos, enfim, se dependesse só das técnicas, não teríamos filmes horríveis como esse.

Mas um filme, acontece primeiramente no roteiro, e considero este filme horrível, por claramente possuir um roteiro horrível.

Ouvi falar que Wan tentou fazer uma releitura, da série "Desejo de matar" de Brian Garfield, que parece ter funciona com Charles Bronson, mas não com Bacon.

Há um superficial desenvolvimento dos personagens ou até nenhum, pois a incoerência se mantém o tempo todo presente no personagem de Kevin Bacon. Se ele possui uma família feliz, uma vida boa e dois filhos ótimos, porque colocaria tudo isto em risco, por duas vezes, após a tragédia de perder um dos filhos? Não faz e nem fez o menor sentido. Se era para mostrar uma troca de identidade e justificar a vingança, ele falhou. Os atos do personagem não combinam com seu perfil inicial e não justificam a vingança. Se o massacre fosse total, como aconteceu com Bronson, daí talvez funcionasse.

O filme força a idéia de "justiça com as próprias mãos", pois não consegue convencer, e ainda esbanja cenas gratuitas de ação, numa tentativa de suprir as falhas da narrativa.

É isso que o filme é, um filme de ação bem feito, mas com uma história sem pé nem cabeça (se é que existe uma história).

Nenhum comentário: