terça-feira, 25 de março de 2008

Sessão Pipoca

Aulinha de cinema
Para a aula 3 fiz uma seleção dos pioneiros do cinema e salientei o que tivemos na aula passada, além de mostrar as diferenças e evoluções do cinema.
Sessão Pipoca
-Exibição de imagens do cinematográfo, cineastas, capas de filmes, etc.
-Lumière - curtas: saída da fábrica, bebê almoçando, regando as plantas, chegada do trem na estação. (exemplos de filmes sem história, situações do cotidiano).
-Méliès - 2 curtas e exibição de "Viagem a lua" (exemplos de filmes já com história, mas ainda numa ambientação teatral).
-Griffith - 1 curta (chapéus - exemplo de "4ª parede", pequena história, e lembrando o que é linguagem cinematográfica).
-Eisenstein - um trecho de "O encouraçado Potemkin" - trecho da carne podre (exemplo da montagem intelectual - troca de planos, close, detalhes)
-Fritz Lang - trecho de Metrópolis - (exemplo de inovação na ficção científica e inserção de rôbos na história do cinema, dando origem a filmes feitos hoje sobre o assunto).
-Desenho do pernalonga - um curta onde o ícone animado faz propaganda de guerra.
-Orson Welles - um trecho de Cidadão Kane - (exemplo onde mostra flashback e explicando/reforçando o que é narrativa não-linear).
*Aula passada - trecho de Psicose de Hitchcock (cena da facada no chveiro).
Tarefa: escolher um diretor estudado sobre o assunto, ver um filme e dizer o que achou, justificando a resposta em no mínimo 3 linhas.

Nenhum comentário: