segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Amour" de Michael Haneke 2012

 
Não é todo dia que assisto um filme que eu gosto muito, mas é ainda mais raro assistir um filme que eu deteste a ponto de querer falar sobre ele. Este filme me inquietou e perturbou, justamente porque não me chocou, mas revelou uma parte recente da minha vida que eu não escolhi viver. Eu aprendi a lidar com essa experiência, mas eu cumpro um papel secundário e meu sofrimento não se compara ao de quem se tornou protagonista.
 
Eu me identifiquei tanto, que percebi que talvez nós só gostamos (ou toleramos) de nos identificar com a fantasia da dor, mas jamais com a própria realidade, que é tão dolorosa. É um não querer ver a verdade 'nua e crua'. É um desejar fugir e não encarar nossos piores medos e 'fantasmas'.
 
Percebo que é o fato de eu não gostar desse filme, que o torna brilhante em sua proposta.
Ele revela o quão entediante e desgastante é cuidar de um paciente que sofreu avc. A sensação de impotência, o não reconhecimento do ser amado, a impaciência que nos consome e o monstro que podemos nos revelar.
 
Haneke fez um filme sobre uma mulher idosa que sofre um avc, e como esse acontecimento destrói e desgasta qualquer indício de amor entre o casal protagonista.
 
Não é um filme sobre o amor, mas sobre o desgaste dele e de todas as pessoas que vivenciam os momentos de sofrimento de quem definha numa cama e regride em seu desenvolvimento. É o "Benjamin Button" que ninguém deseja viver ou conviver.  É o voltar a ser uma criança na velhice, totalmente dependente e despreparado para tamanha experiência. Como cuidar e voltar a ser, mesmo sem querer, uma criança de mais de 80 anos, que não se desenvolve e regride a cada conquista?
 
Vivenciar a experiência do avc, é morrer e matar aos poucos o laço afetivo que une casais, famílias e amigos. É uma experiência que ninguém deseja, ousa fantasiar sobre ela e lamenta quem sofre.
 
Mas quando se vive e convive com esta experiência, é possível descobrir muito mais sobre si mesmo do que se imagina. Descobrir uma força que não se imaginava ter, sentir-se mais próximo daquele novo ser, e sentir saudade de uma pessoa que não existe mais. É possível sim encontrar beleza, mesmo na dor, mas esta não parece ter sido a intenção de Haneke. Ele preferiu nos revelar o que há de pior.
 
É doloroso lidar com vítimas de avc, mas também desafiador. E cada um exerce um papel diante desta condição cruel. Há os que assumem o papel de cuidadores, por obrigação afetiva (ou não), como Georges (Jean-Louis Trintignant), que conforme definha sua esposa doente, definha também seu amor por ela e por si mesmo. Há o papel de quem lamenta, mas prefere fugir ou agir como visita, como Eva (Isabelle Huppert), filha do casal, residente no exterior, que não sabe lidar com a situação, mas também não se envolve o suficiente para ajudar. Apenas lamenta, discorda do pai e se desgasta de preocupação, ao ponto em que ele mesmo diz algo do tipo "a sua preocupação não me é útil, então não me faça perder meu tempo, que eu tenho minhas próprias ocupações."
 
E há o papel da vítima, como Anne (Emmanuelle Riva), que sofre com sua condição, torna-se impertinente e desconta sua raiva naqueles que ama. Deseja a morte, mas não significa realmente um querer. É um ato de desespero e sofrimento. É a morte do amor próprio, tão necessário para suportar a vergonha, humilhação, dependência e fragilidade de se tornar tão incapaz. Sem ele, parece que nada mais resta.
 
Haneke foi irônico ao intitular este filme de "Amour", mas poderia haver outro título melhor?!
 
Este filme é sobre o amor que nos faz cuidar do ser amado, mesmo que isso nos mate aos poucos. Mesmo que isso revele o nosso lado mais 'monstruoso' e (talvez) também o mais 'gentil'. É sobre o amor que sentimos e não desejamos perder, então nos afastamos ou nos deixamos ser afastados, para não permitir que esse amor seja destruído. O amor apegado às lembranças. É também sobre o amor que sentimos por nós mesmos, que se esvai quando perdemos nossa capacidade de nos emancipar (ou nos mantermos emancipados). Um amor que se esvai ao nos tornarmos incapazes de nos comunicar, locomover, expressar e simplesmente sobreviver, condenados a um corpo e mente inúteis, prisões de nós mesmos, da qual jamais poderemos escapar.
 
E reforço, quem nasceu nessa prisão, jamais se emancipou e não poderia lamentar o fato, pois jamais vivenciou a 'liberdade'. Mas viver 'livre' e ser aprisionado 'em si mesmo', parece ser a pior das prisões.
 
É um filme triste e estranho, talvez por ser realista demais. Cruel e duro como a vida pode ser. E ao decidirmos dedicar cerca de 2 horas das nossas vidas para ver uma história tão triste, quanto nossa vida pode ser, eu acho que preferi não gostar. Eu realmente não gostei. 
 

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