sexta-feira, 22 de junho de 2007

"Quem bate a minha porta?" de Martin Scorsese - 1969

Hum...o que dizer?!
Este foi o primeiro filme que pude assistir no Cineclube Rogério Sgazanela do curso de Cinema da UFSC.
Dirigido por Scorsese e se não me engano, seu primeiro longa-metragem. E me parece também, auto-biográfico.
Num primeiro momento, ao término do filme, detestei o conjunto. Mas em seguida, muitas coisas ficaram esclarecidas com o debate que se desenvolveu após o filme. Constatei que meu olhar crítico ainda é muito superficial e que filmes assim, desconstruídos e com montagens ousadas e de cinema independente, ainda não estão pro meu "bico".
O pessoal que estava lá falando e argumentando tinha um preparo bem maior e visualizaram no filme, coisas que eu nem tinha reparado, porque estava mais preocupada em me irritar com as sequências vistas. Até tive sonolência em alguns momentos, e talvez por isso, eu tenha perdido algo importante.
Enfim, de acordo com as visões dos colegas, concordo com algumas visões citadas por eles e apresentadas no longa.
A narrativa se intercala em mostrar J.R. (personagem principal) com os amigos, bebendo e fazendo farra, e as sequências de J.R. com a "the girl"que parece vir de um mundo distante de sua realidade. Ela, parece sim, ser um modelo de mulher ideal, contrastando com a fragilidade do mundo de J.R.
Mas, (opinião minha) quando ela narra a sequência em que foi violentada, de alguma forma, parece se aproximar do mundo violento e machista de J.R. Este por sua vez, não acredita em sua inocência e a julga assanhada, como as outras mulheres que não servem para casar, retratando a visão machista da época e que não foge muito da nossa realidade de hoje. Tudo isso tentando mostrar o conflito interno que J.R sofre em conciliar a vida amorosa, com os amigos e a religião.
Bom, superficialmente achei o filme horrível. Mas analisando de forma acadêmica e tentando buscar uma visão crítica, o debate esclareceu bastante a visão que tive do filme, e assim pude entender melhor e até (internamente) tentar algumas interpretações.
Espero participar de mais sessões e aprimorar minha visão cinematográfica.

Um comentário:

José Araújo disse...

Scorcese ja em seu primeiro filme utiliza muito do que viria a ser suas marcas registradas: violência, religiâo, "mafiosos ?", música boa e montágem ágil, sendo que em caminhos perigosos, filme que fez um pouco depois, ele ja utilizaria esses temas de forma mais articulada.