quinta-feira, 21 de junho de 2007

Caronas - título sugerido

Segue a prosposta que enviei pro Projeto de Curta que o curso está fazendo parte.
O governo federal liberou 100 mil reais pra produção de um curta metragem em 35mm, de cerca de 12 minutos. Todos os alunos, professores, servidores podem fazer parte do processo e estamos na primeira etapa: dar idéias, temas, argumentos pro projeto.
Eu enviei uma. Gostaria de ter compartilhado com um grupo, mas foi de última hora e em cima do laço.

Idéia sugerida

Nivaldo é um homem de meia-idade que mantém uma rotina normal de aposentado. Acorda, toma seu café, cuida do jardim, vê televisão, toma cerveja, joga cartas com os amigos, vai em festas de família, mas um dia, sua esposa simplesmente faz as malas e vai embora. Nivaldo fica sentado vendo sua esposa sair e continua assim, por horas, olhando a porta. Depois pega uma cerveja e fica na frente da televisão. Depois de três dias nessa mesma rotina, ele olha pra porta por um longo tempo, vai pro quarto e se olha por um longo tempo no espelho. Toma banho, arruma-se, pega a chave do carro e parte rumo à estrada.

Na estrada dá carona para um jovem mochileiro. Ele muito calado, mas o mochileiro conta um pouco das suas experiências de viagem. Ele conta que o lugar mais incrível que já conheceu foi o Morro da Fumaça pras bandas de Urubici. Nivaldo o deixa no lugar desejado e resolve conhecer esse lugar. Arranja um mapa e segue viagem. No caminho continua dando carona pra algumas pessoas em lugares diferentes de Santa Catarina, e a cada carona descobre uma experiência nova e partilha com os caroneiros. Desde fumar maconha com um grupo de jovens à acampar em volta de uma fogueira com uma família de biólogos.

Nivaldo vai vivendo seus dias de formas diferentes e descobrindo prazeres que nunca teve antes. Sua última parada é no Morro da Fumaça onde se debulha em lágrimas e depois de se recompor, entra no carro, disposto a viver mais experiências.

O filme terminaria com ele na estrada e um sorriso nos lábios.

Nenhum comentário: