quinta-feira, 21 de junho de 2007

"Ópera do malandro" de Chico Buarque - 1978

Não, eu não vi uma peça. Não vi um filme. Mas eu li o livro que continha a peça. Foi minha segunda leitura dessa semana depois de "Marley e eu" (fiquei motivada a devorar livros).
"Ópera do malandro" clareou minhas idéias sobre Chico Buarque. Ele é um gênio mesmo.
A peça é uma grande crítica ao sistema que migrou da pirataria pra comercialização legalizada do produto importado. O malandro que era malandro não existe mais. Porque agora ele está "dentro da lei". O Renan, o Juarez, entre outros, são os verdadeiros malandros vestidos com a máscara da hipocrisia e cinismo, e tudo dentro da lei.
A peça é divertida e fácil de ler. E imagino que o espetáculo conseguia entreter e criticar, ao mesmo tempo. Abusa-se dos palavrões e linguajar coloquial, por motivos óbvios.
Gostaria de ter assistido a peça quando foi lançada com seu elenco original, mas me contentaria em ver qualquer representação atual.
Agora entendo porque o Chico e outros artistas foram tão perseguidos na Ditadura. Entendo o Glauber, o Chico, o Caetano.
Que época vazia estamos vivendo não?! Geração sem causa. A corrupção na nossa frente e nos sentimos incapazes de fazer algo. Eu, pelo menos, sinto-me de mãos atadas. Não sei o que fazer, mas eu queria protestar. Acho que não foi a toa que escolhi essa área profissional. Vamos ver no que dá!

Nenhum comentário: