terça-feira, 29 de novembro de 2011

Filmes inspirados em músicas

João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira) desembarcando em Brasília.

Com a expectativa da estreia em 2012 do filme "Faroeste Caboclo" de René Sampaio, inspirado na música de mesmo título composta em 1979 pelo grande Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana, onde narra a trajetória sofrida de João de Santo Cristo, resolvi pesquisar sobre outras músicas super conhecidas que inspiraram filmes ou vídeos.


Considerando que algumas músicas do Renato Russo são super narrativas, outra composição sua muito conhecida é "Eduardo e Mônica", história de amor entre dois jovens com idades bem diferentes, que foi recentemente (2011) adaptada para uma campanha da Vivo em homenagem ao dia dos namorados, voltada para o público da web e salas de cinema. 

Outra versão da música foi realizada há 10 anos (2001) pela Claro (antiga ATL) fortalecendo indícios de um possível plágio. Será?!


Chico Buarque é outro mestre compositor brasileiro de letras fortes, conhecidas e super narrativas e teve sua cançãoOlhos nos Olhos” adaptada no filme O Abismo Prateado" de Karim Aïnouz, que conta a história de uma mulher (Alessandra Negrini) abandonada pelo marido. Aclamado em Cannes, sua estreia comercial possivelmente será em 2012.


E nem só de cinema vive a música de Chico Buarque. No início de 2011, algumas de suas composições: "Mil perdões", "Ela faz cinema", "Construção", "As Vitrines" e "Folhetim" inspiraram e idealizaram a microsérie de 4 episódios "Amor em 4 atos" da Rede Globo. 

  
Além das canções brasileiras, outros projetos pelo mundo buscam inspiração nas músicas, como é o caso da adaptação para o cinema de "American Idiot" do Green Day, que já é um musical da Broadway. O longa será dirigido por Tom Hanks e narra a vida de três pessoas que moram no interior dos Estados Unidos com histórias totalmente diferentes, contribuindo para questionamentos sobre o governo americano. O galã Robert Pattinson está cotado para fazer parte do elenco.

Além destas, adoraria ver algumas outras canções transformadas em filmes como "Cotidiano" de Chico Buarque, "Não é fácil" de Marisa Monte, "Felicidade" de Marcelo Jeneci e outras do tipo. Porém não podemos negar que muitos videoclipes hoje são super narrativos e dão conta da música, mesmo em pouco tempo. Basta pegar o exemplo de "The one that got away" de Katy Perry, super emocionante em tão pouco tempo. (mas que também daria um bom filme!)  


Depois de ver essa pequena lista de canções fantásticas e celebradas com adaptações no cinema, fica difícil imaginar hits sertanejos/funkeiros em alta como "Eu sou foda" ou "Ai se eu te pego" e coisas do tipo em filmes. Já pensou que baixaria?!

Nenhum comentário: