Estava completamente desligada dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo, até que minha mãe me alertou do tema "O medo no cinema" que a Unidos da Tijuca, grande vencedora do ano passado, apresentou ontem na passarela. Ligamos a TV e me deparei com um trabalho muito criativo do carnavalesco Jorge Nascimento, responsável pelas criações "cinematográficas" deste ano e da famosa troca de roupas no ano passado! Com o enredo “Esta noite levarei sua alma”, inspirado no personagem nacional "Zé do Caixão", a escola misturou cinema e samba e apresentou carros alegóricos com temáticas dos filmes "Avatar", "Tubarão" e "Harry Potter", entre outros.
Aqui vai um trecho do SAMBA-ENREDO
(...) No filme que passa piada em cartaz
Pavor me abraça, isso não se faz
No espaço se vai, é a força que vem
Meu medo não teme ninguém
Esta noite outra escola apresenta o cinema como tema, mas com foco diferente.
A Salgueiro apresenta: "O Rio no cinema" e o desfile todo terá o roteiro de um filme de "caça ao tesouro", misturando personagens do cinema nacional - Carlota Joaquina, Carmen Miranda, Orfeu - e do cinema hollywoodiano - Homem-Aranha, Superman e King Kong, entre outros.
Onde está? Diz aí
Carlota Joaquina veio descobrir
Na busca o bonde da Lapa Madame Satã
Pequena Notável requebra até de manhã
E pra encerrar, aqui na ilha (FLORIPA) o cinema também foi tema do bloco de carnaval Baiacú de alguém, com o samba-enredo “Baiacú vai ao cinema”.
O grupo desfilou na sexta-feira e desfilará nesta segunda-feira a partir das 20h, no Carnaval de rua do bairro Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha de Santa Catarina.
O bloco também vai retratar a situação do cinema em Santa Catarina e valorizar a produção audiovisual no Estado, com cartazes de filmes na avenida e até a projeção de cenas de cinema. Estarão presentes profissionais da área como artistas, produtores, diretores e membros da Cinemateca catarinense.
O tema do bloco deste ano foi inspirado no fato de que a Associação Cultural Baiacu de Alguém tornou-se um cineclube em 2010, credenciado pelo Ministério da Cultura. Todas às quintas-feiras, às 20h, o local exibe sessões de filmes gratuitas, durante todo o ano.
Mais informações pelo site ou pelo telefone (48)3204-8341Baiacu está chamando
Vai começar a sessão
Na tela do cine clube
O Preço da Ilusão (Bis)
Cenário de cultura, maravilha e glamour
No centro da cidade Ritz, Roxy e CecomturArt 7 da magia, no Cine Chaplin eu me vi
Da matinê de domingo nunca mais me esqueci 2xs
E hoje, até o CIC está fechado
O cinema ficou caroE Pro Shopping se mudou, elitizou
Mas a produção continua
Cineastas na lutaResistência na tela
Nenhum comentário:
Postar um comentário