quarta-feira, 26 de setembro de 2007

"Tropa de elite" de José Padilha - 2007

Mesmo sem ter sido lançado e com uma versão ainda não-finalizada, não resisti a assistir a cópia de "Tropa de Elite" que consegui no trabalho.
Nem tão forte ou pesado quando eu esperava, mas revoltante quanto a polícia e ao Brasil em geral.
O filme gira em torno do Comandante Nascimento (Wagner Moura) que precisa urgentemente encontrar um substituto, para se desvencilhar do BOPE e assumir sua recente paternidade. Nesse mundo do tráfico e da corrupção policial, vemos policiais de todos os tipos: honestos, corrompidos, loucos, fracos, desmotivados.
No filme, o BOPE aparece quando a polícia militar ou civil faz alguma cagada que o BOPE tem que resolver. Não é qualquer um que pode integrar ao Batalhão de Operações Especiais, o símbolo é uma caveira espetada com uma faca, e eles são treinados para matar e não para morrer. O Bope não entra atirando na favela, ele busca ser estratégico. O próprio treinamento, super agressivo, possui fases que eliminam sempre os mais fracos, que geralmente são os corruptos e policiais desonestos (nada surpreendente).
O fato do filme ter vazado parece até uma estratégia de marketing, como aconteceu em "Bruxa de Blair", quando alegavam que o que acontecia era verdadeiro. As pessoas ficaram mais instigadas e curiosas a assistir ao filme, que não tem lá aqueeele elenco e nem imagens muito estáveis. É um filme agoniante, tanto na história quanto na seqüência de imagens.
A impressão que o filme nos dá é de uma câmera sempre entre o fogo cruzado e os conflitos policiais. Uma intrusa, em um ambiente altamente perigoso e hostil. Sempre tremida e às vezes desfocada, devido aos movimentos rápidos e bruscos.
O filme não possui tanta qualidade técnica, mas sua intenção está em denunciar a corrupção policial que é um resultado da ausência de políticas públicas, ausência de moral e valores de uma sociedade desigual e de um país governado com irresponsabilidade.
Viajando legal agora....esses dias estava estudando Biologia com meu irmão e o assunto era Ecossistema, Ecologia, comunidade...enfim, falava sobre o processo cíclico dos seres vivos e que um depende do outro para sobreviver. Acho que nossa sociedade não foge muito disso.
Quem financia o tráfico não é bandido, mas usuário, e sabemos muito bem da onde vem esses usuários: classe média e alta principalmente, que levam vidas vazias e preenchem-nas com fugas da realidade, e não me excluo dessa não, bem pelo contrário. Todos fazemos parte desse processo e todos nós também temos culpa do que acontece com o país, principalmente quando pensamos no povo como eleitor (se é que voto faz alguma diferença mesmo).
Enfim, é um filme interessante de se assistir, mas não achei nenhuma novidade. No fundo, todos nós já sabíamos que isso acontecia.

Nenhum comentário: