quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore" de William Joyce 2012


Impossível não falar um pouquinho deste curta-metragem de animação, vencedor do Oscar 2012 da categoria. Inicialmente (e curiosamente) concebido como um livro digital interativo para iPad, o curta homenageia a paixão pelos livros e o mundo mágico da leitura. (Foi um ano de muitas homenagens!)

Sem qualquer fala, as expressões do Sr. Morris Lessmore e seu simpático amigo livro (cabeça de ovo?) ajudam a construir uma história singela, de um homem apaixonado por livros que se perde num furacão. (Era Digital talvez?!) Lessmore então é conduzido a uma pequena biblioteca, onde os livros voam e interagem, já que tem vida própria e mágicas histórias para contar. 

Durante anos, Lessmore cuida destes livros e colore a vida de pessoas ao emprestá-los. Basta abrir um livro para rostinhos tristes se iluminarem e se encherem de cor, exatamente como nos sentimos (nós, apaixonados por livros)!! E é nesta convivência e relação amorosa com os pequenos voadores que ele escreve o livro da sua vida, antes de partir e destinar seu lugar a outro(a) apaixonado(a), que perpetuará a existência dos livros, enquanto for possível!

Esta belíssima fábula está disponível temporariamente no youtube aqui

Numa Era de esquecimentos e substituições tecnológicas, impossível não se emocionar com este nostálgico curta e refletir sobre o futuro dos livros! Seria a plataforma digital uma extensão dos livros voadores?!

Um comentário:

Leandro Coêlho disse...

É muito interessante este curta, realmente! Infelizmente não tive a oportunidade de vê-lo (bem como um sem-fim de outros filmes concorrentes) e tenho a esperança de ainda vê-los (em breve, espero!).
De qualquer forma, esta é uma belíssima história e, de certa forma, real. A melhor parte foi quando escreveu "e colore a vida das pessoas ao emprestá-los". Faz todo o sentido quando pensamos no significado dos livros, que infelizmente vêm perdendo um certo espaço.