terça-feira, 30 de agosto de 2011

A culinária vai ao cinema...

Assisti pela segunda vez o filme "Julie & Julia" e mais uma vez me encantei com estas duas histórias tão delicadas. Por essa razão, resolvi destacar alguns filmes que já assisti e gostei, que relacionam a arte da culinária com os dramas e comédias da vida.

Confira meus favoritos e fique com muuuuita água na boca!!!

 
As relações humanas costumam acontecer em torno de uma boa refeição e essa foi a grande motivação da diretora Nora Ephron para o filme "Julie & e Julia" (2009) com Meryl Streep e Amy Adams. A arte da culinária é a grande protagonista destas duas histórias vivenciadas em épocas diferentes, baseada em duas personagens reais, onde a famosa escritora culinária Julia Child (Meryl Streep) é idealizada por Julie (Amy Adamns), uma blogueira que resolver testar as receitas de Julia em tempo hábil (mais de 500 em 365 dias)!! Seu blog se torna um sucesso e é através desta relação afetiva que tem com Julia, que conhecemos duas personagens tão peculiares em suas motivações culinárias. 


E se o desafio for encarar uma população local bem conservadora de uma cidade (fictícia) da França, porque não abusar de chocolate?! Com Johnny Depp e Juliette Binoche, o romance está no ar no filme "Chocolate" do sueco Lasse Hallström (2000). Envolta em um ar de mistério, a 'chocolateria Maya' de Vianne, mãe jovem e solteira, acaba seduzindo todos que por ali passam!  



E para conhecer melhor os segredos da culinária e as misterioras e mágicas combinações de ingredientes (como queijos e azeitonas), a amizade com um ratinho talentoso pode ajudar e muito! "Ratatouille" de Brad Bird (2007) conta a história (lúdica) de Remy (Patton Oswalt), um rato que sonha em se tornar um grande chef e contará com a ajuda de Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante (humano) que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. 


Em "Almoço em agosto" de Gianni Di Gregorio (2009), Roma é cenário para a história de Giovanni (Gianni Di Gregorio), um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva (Valeria de Franciscis) e por enfrentar problemas financeiros, acaba acolhendo no feriado de 15 de agosto, 3 senhoras com personalidades bem diferentes. É necessário muito vinho branco, pratos elaborados, paciência e bom humor para lidar com as manias de 4 senhoras na terceira idade!


Pra finalizar, encerro este post com um filme mais recente e super inspirador "Comer, rezar e amar" de Ryan Murphy (2010), baseado no livro best-seller de mesmo título, trazendo o charmoso Javier Bardem e como protagonista a bela e talentosa Julia Roberts, como Liz, uma mulher confusa em relação a sua vida já estabelecida (carreira, casamento, lar), que acaba largando tudo, numa viagem pelo mundo, e descobre nos prazeres mais simples da vida, como comer, rezar e amar, seu auto-conhecimento. A cena em que ela come spaghetti al pomodoro em uma ruazinha de Roma é imperdível!!

Curtiu este post?! Conhece outro filme bacana?! Comente! =)

Nenhum comentário: