segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"Notícias de uma guerra particular" de João Moreira Salles e Kátia Lund - 1997/98

"Notícias de uma guerra particular" se refere à guerra civil que ocorre nas favelas do Rio de Janeiro, entre traficantes e policiais. Uma guerra que parece resultar de uma desigualdade social, fazendo parte de um sistema capitalista e consumista.
Apesar do documentário mesclar o cinema direto (imagens) com discurso direto (entrevistas), poderia ser enquadrado como auto-reflexivo, pois possui uma voz própria, mostrando vários pontos de vista, através de imagens cotidianas dos entrevistados, imagens de arquivo e depoimentos de pontos de vista diferentes, dos envolvidos na história: policiais, traficantes e moradores da favela que ficam entre o fogo cruzado.
Não há uma grande variedade de opiniões de cada ponto de vista, pois os entrevistados que representam cada grupo envolvido, são quase sempre os mesmos. Provavelmente pela dificuldade de se capturar imagens dentro da favela, já que a mesma é liderada pelos traficantes. Tanto é, que os traficantes e jovens delinqüentes que aparecem, não identificam seus rostos.
O curioso é a neutralidade que os realizadores necessitam como posicionamento para realização do seu trabalho e coleta de depoimentos, pois teoricamente, os entrevistados criminosos, que justificam suas razões para estarem no tráfico, são procurados pela polícia. Polícia esta, que não consegue capturá-los, devido ao fogo cruzado, mas que a equipe conseguiu entrevistar.
Traçando um paralelo com a ficção, baseada em depoimentos reais, "Tropa de Elite" de José Padilha, que coloca apenas o ponto de vista dos policiais, o que estes realizadores parecem querer mostrar é que todos são vítimas de um sistema falho e corrupto.
O tráfico de drogas, sustentado pelo tráfico de armas, tornou-se um comércio lucrativo, onde tornam os excluídos de uma sociedade capitalista e consumista, "trabalhadores" bem-remunerados, diante de uma visível desigualdade social e de distribuição de renda. A classe baixa também tem sonhos de consumo, desejos e carências, mas diferente das outras classes, não consegue atingir uma renda mínima para suprir suas necessidades, por isso muitos acabam caindo no tráfico, acreditando que assim possam ter uma vida um pouco melhor. E os policiais, mal-remunerados, arriscando suas vidas, acabam se corrompendo pelo mesmo motivo, para suprir suas necessidades e carências.
Numa sociedade, aparentemente, sem valores e carente de consciência, fica difícil condenar qualquer parte envolvida. Todos são vítimas e todos estão cansados dessa guerra que realmente parece não ter um fim.

Nenhum comentário: