sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desenhos que podem virar filmes...

Depois do sucesso de "Transformers", "X-man", "Homem-aranha", e dos novos filmes como "Smurfs" e "Muppets", que serão lançados ainda este ano, correm boatos de alguns desenhos que podem virar filmes. Será que vai rolar?!


1. Correm boatos de que Tim Burton está encabeçando um projeto, que adapta "Ursinhos Carinhosos" para as telonas. Será verdade?! O filme, baseado no clássico desenho dos anos 80, está sendo filmado em 3D e trará uma nova perspectiva sobre os personagens, na estética própria do universo criado pelo cineasta. Johnny Deep, é claro, está confirmado no elenco!


2. Dizem que o projeto cinematográfico da Warner Bros. para o desenho animado "Thundercats" foi deixado de lado. O desenho foi sucesso na década de 1980 e 1990 e o longa contaria a história de Lion-O, líder do Thundercats, desde sua infância. A produção do projeto estava sendo desenvolvida por Jerry O’Flaherty, que estrearia como diretor, e é especialista em animações para videogame. Apesar do sucesso de adaptações de desenhos da época, como foi feito com "Transformers", o projeto de Thundercats foi descartado pela Warner e nenhum motivo foi apresentado.  E agora?!


3. James Cameron é um fã da natureza e depois de mostrar sua paixão, dirigindo "Avatar" e "Santuário",  estaria preparando um roteiro sobre super heróis combatendo as ameaças contra o planeta e gostaria de ter Tom Cruise no longa. Cameron já disse achar a proposta do desenho Capitão Planeta. Será que vai rolar?! 

Filmes para assistir debaixo das cobertas e fugir do frio!

Inspirada na matéria da Folha, resolvi fazer minha própria seleção de filmes que valem a pena assistir nestes dias frios que se aproximam....são dias longos e gelados, mas podem ficar emocionantes com uma boa pipoca ou pinhão e emoções em todos os gêneros. 

Ficção científica, drama, suspense, comédia...opções não faltam!!!


 1. Trilogia "O Poderoso Chefão" de Francis Ford Coppola

Um marco na história do cinema, não pode deixar de ser visto pelos amantes do cinema. Reúne atores consagrados por trabalhos fantásticos em início ou fim de carreira: Al Pacino, Robert De Niro, Diane Keaton, Robert Durval e Marlon Brando em performances espetaculares.A trilogia retrata um pouco da história da máfia italiana nos EUA, pela perspectiva da família (fictícia) Corleone. No segundo filme, Coppola resgata o passado de Vito Corleone e no terceiro, realizado após 13 anos, a trama foca nas relações de Michael Corleone com os filhos. É imperdível!!


 2. Série "Star Wars" de George Lucas

Para os amantes de ficção científica, assistir os 6 filmes da saga é uma boa pedida para passar os dias frios! Se o 4, 5 e 6 foram realizados com as limitações das décadas de 70 e 80, os longas 1, 2 e 3 contam com uma série de efeitos especiais, somente possíveis a partir da década de 90. E o diretor não descarta inserir o 3D na continuidade e/ou adaptação da série!! É só aguardar!!


3. Seqüências de American Pie:
"A primeira vez é inesquecível!", "A segunda vez é melhor ainda" e "O casamento" (descarte o resto!)

Se o gênero favorito for a comédia adolescente, estas são boas opções para assistir ou relembrar, dramas e constragimentos comuns na fase da adolescência. Aventuras sexuais, romances, festas, formatura, faculdade, casamento...quem nunca passou por isso?! Estes jovens marcaram a década de 90 com suas peripécias juvenis e homenageiam filmes adolescentes anteriores como Porky´s, PicardiasEstudantis e Curtindo a vida adoidado.


4. "Kill Bill - Volume 1 e 2" de Quentin Tarantino - pura ação!

Se o gosto cinematográfico for por filmes de pura ação com toques de sarcasmo e ótimo roteiro, recomendo filmes do Quentin Tarantino, com atenção especial para Kill Bill. Com elenco inusitado, reunindo Uma Thurman, David Carradine e Lucy Liu. "Pulp Fiction" também é uma ótima pedida!! Combinação perfeita de pipoca, coca-cola e muito sangue!!!


5. "Descalços no parque" de Gene Saks

Misturar romance e algum clássico do cinema também pode ser uma boa escolha para tardes e noites frias, tanto sozinha(o) ou acompanhada(o). Se na mistura tiver Jane Fonda e Robert Redford, melhor ainda!! Numa comédia bem divertida, recém-casados precisam aprender a conviver com as própias diferenças e obstáculos comuns da vida a dois! Longe de ser açucarado, é uma boa opção para as românticas moderninhas, como eu!!

'Tropa de Elite 2' e 'Chico Xavier' disputam os principais troféus do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro

Público pode participar da votação no site da Academia Brasileira de Cinema. Premiação será na próxima terça-feira, no Teatro João Caetano, no Rio

Leo Pinheiro, do Rio de Janeiro
 
Tropa de Elite 2

Cena de Tropa de Elite 2, que é coproduzido pela Globo Filmes (Divulgação)
 
Recordista de público e renda da história do cinema nacional, com 11,4 milhões de espectadores e 104 milhões de reais de arrecadação bruta, Tropa de Elite 2 disputa palmo a palmo com Chico Xavier.

Os homens de preto de Tropa de Elite 2 e as comoventes histórias de Chico Xavier vão travar, na próxima terça-feira, a disputa do ano do cinema nacional, quando serão conhecidos os vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010. As duas produções campeãs de bilheteria têm, cada uma, 16 indicações para as categorias do ‘Oscar tupiniquim’.

Em sua décima edição, a premiação, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, tem um motivo a mais de comemoração para produtores, diretores, atores, atrizes e todos os profissionais envolvidos no mercado da sétima arte. Juntos, eles ajudaram a indústria cinematográfica nacional pela primeira vez a ultrapassar a marca de um bilhão de reais de arrecadação. Dos 136 milhões de ingressos vendidos, com faturamento bruto de 1,3 bilhão de reais, mais de 26 milhões foram da nova safra de filmes nacionais.


Recordista de público e renda da história do cinema nacional, com 11,4 milhões de espectadores e 104 milhões de reais de arrecadação bruta,
Tropa de Elite 2 disputa palmo a palmo com Chico Xavier os títulos principais da noite. Para Marcos Prado, produtor de Tropa 2 a maior relevância do prêmio é o fato de ser uma escolha dos colegas profissionais de cinema. “O grande número de indicações é o reconhecimento pelas pessoas relacionadas ao cinema brasileiro, pelos três meses de filmagem, pela preparação anterior e também pela coragem de termos lançado de forma independente um filme tão caro. Foram 17 milhões investidos, trabalhamos com os melhores profissionais do Brasil. É esse pessoal que merece todas as indicações e prêmios”, diz Prado.

Tropa 2 concorre nas duas principais categorias: melhor longa-metragem de ficção e melhor direção. O filme é apontado também como favorito para o prêmio de melhor ator, pela atuação de Wagner Moura como o, agora, Coronel Nascimento. Entre outras categorias o filme se destacou na disputa de melhor ator coadjuvante, tendo nada menos do que três indicados: André Mattos, André Ramiro e Irandhir Santo.

Chico Xavier, que também concorre aos títulos de melhor filme e melhor direção, emplacou uma importante dobradinha. Ângelo Antônio e Nelson Xavier, que encarnam o médium mineiro na juventude e na velhice, concorrem ao prêmio de melhor ator. Christiane Torloni, favorita ao prêmio de melhor atriz, Cássia Kiss (atriz coadjuvante) e Cássio Gabus Mendes (ator coadjuvante) completam a relação de nomes globais do elenco do filme na disputa de prêmios.

Voto Popular -
Além dos votos secretos dos cineastas da Academia, o público também poderá participar na escolha de alguns vencedores do Grande Prêmio. A votação já está aberta e só será encerrada durante a cerimônia de premiação. Quem quiser participar, deve acessar o site da Academia Brasileira de Cinema e votar nas categorias: melhor longa-metragem de ficção nacional, melhor longa-metragem de ficção estrangeiro e melhor longa-metragem documentário. Os votos populares serão computados através do site da Academia Brasileira de Cinema

Entre os filmes nacionais, concorrem
5x Favela, Agora Por Nós Mesmos; Chico Xavier; As Melhores Coisas do Mundo; Olhos Azuis; Tropa de Elite 2; e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.

Já na categoria de melhor filme estrangeiro estão na disputa
A Fita Branca; A Origem; O Pequeno Nicolau; A Rede Social; e O Segredo dos Seus Olhos.

Entre os documentários estão
Dzi Croquettes; O Homem que Engarrafava Nuvens; José e Pilar; Uma Noite em 67; e Rita Cadillac – A Lady do Povo.

Quando eu era criança....




1. Assistia "Os Jetsons", "A Caverna do Dragão", "He-man", "Ursinhos Carinhosos", "O pequeno pônei", "Chiquititas", "Chavez", "Os Simpsons", "Picapau", "Tom & Jerry", "Popeye"...




2. Chorei mto qdo a mãe do Bambi morreu! 




3. Torcia pro Senna ganhar as corridas e chorei na Copa de 94 com a musiquinha dele.




4. Adorava assistir e responder as perguntas do Show do Milhão.




5. Depois de assistir 'O milagre da rua 34' achava que o Papai Noel pudesse existir...bastava acreditar! 



6. Acreditava que meus brinquedos tinham vida, como em "Toy Story". 




7. Sonhava em tomar o café da manhã da Xuxa.




8.  Adorava TVCOLOSSO e a frase 'tá na mesa pessoal..."




9. Torcia para a Dona Florinda e o Seu Madruga serem namorados.



10. Eu sabia dançar e cantar todas as musicas de Chiquititas.




11. Sempre quis ver a cara de quem manipula o Louro José.




12. Torcia para os personagens de "A Caverna do Dragão" conseguirem achar a saída e voltarem para casa. 




13.  Assistia Carrossel.




14.  Tinha o disco do TopoGigio.



15. Adorava assistir Vale a pena ver de novo, Sessão da Tarde e Malhação.

Notícias rapidinhas de cinema XXXI


1. "O Rei Leão" voltará aos cinemas americanos em formato 3D no dia 16 de setembro. O filme foi lançado pela Walt Disney Pictures em 1994 e dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, narra a história de um pequeno leão, Simba, que vive à sombra de seu pai, o rei Mufasa. Ao ser injustamente acusado pela morte de seu progenitor, ele deixa as Terras do Reino, sendo abrigado por um suricato e um javali. Alguns anos depois, é encontrado por uma amiga de infância, e vive o dilema sobre se deve recuperar seu reino das garras do malvado tio Scar ou seguir o estilo de vida "Hakuna Matata" (sem problemas, em tradução livre).

2. Lançado trailer de "Happy Feet 2", continuação do último trabalho de Miller no cinema, lançado em 2006. O filme trará o pinguim Mumble e seu filho que não gosta de dançar e, por isso, decide fugir de casa. No caminho, ele conhece um pinguim voador, que se torna um modelo para o pequeno e um rival para o papai Mumble. Previsão de estreia é em novembro e em 3D.

3. Harry Houdini, um dos maiores ilusionistas de todos os tempos, será retratado no cinema. Após contratempos num antigo projeto da Columbia Pictures, a produção está novamente em andamento, com Scott Frank (Marley & Eu e Minority Report) como possível roteirista. Francis Lawrence está confirmado na direção, com Jimmy Miller no cargo de produtor, através de sua companhia, a Mosaic Media. Ainda não possui data de estreia definida.

4. Descoberta tecnologia 3D, utilizada pelos nazistas. Segundo relatos, eles desenvolveram uma “sofisticada câmera estereoscópica para gravar os atletas que cruzassem a linha de chegada nas Olimpíadas de 1936”. Philippe Mora, um cineasta que já havia encontrado evidências de que os nazistas usavam 3D em filmes de propaganda, acredita que os nazistas usaram um sistema de câmeras duplas Zeiss Ikon para filmar todos os eventos olímpicos. A câmera, surpreendentemente, podia desenvolver sequências de 3D de 7 minutos para os árbitros reverem os jogos. O objetivo das câmeras era registrar com mais precisão os eventos e determinar os vencedores.

5. Para Rob Marshall, 3D é nova forma de imersão no mundo de Piratas do Caribe. Após estrear com recorde de bilheteria, "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas", quarto filme da série estrelada por Johnny Depp, chega aos cinemas nacionais em 3D, pela primeira vez. Na trama, os capitães Jack Sparrow e Barbossa (Geoffrey Rush) entram numa corrida contra o pirata Barba Negra e sua filha para ver quem descobre primeiro a fonte da juventude.
 
6. Entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro, vai rolar o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Inscrições abertas até 30 de junho. Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, o Festival será dividido em 3 mostras competitivas: de longa-metragem, de curta-metragem e de curtas de animação. Os vencedores de melhor filme nas duas categorias de curta receberão R$ 20 mil e de longa, R$ 250 mil. Dá uma olhada em todo o regulamento.

7. Os robôs Optimus Prime e Bumblebee estão de volta no terceiro filme da série com direção de Michael Bay e produção de Steven Spielberg. "Transformers: O Lado Oculto da Lua" deve estrear dia 29 de junho. LaBeouf, Patrick Dempsey, Tyrese Gibson e Frances McDormand estão no elenco. 

8. Jim Carrey está de volta no filme "Os pinguins do papai", que conta a história do sr. Popper, que, inesperadamente, recebe como presente de seu pai um grupo de pinguins. O longa tem direção de Mark Waters e conta com  Carla Gugino, Philip Baker Hall e Angela Lansbury no elenco. A estreia está prevista para 1º junho de 2011.

9. Roberto Aguirre-Sacasa é roteirista do remake de "Carrie: A Estranha", clássico do suspense de 1976 dirigido por Brian De Palma. A nova história será muito próxima do livro de Stephen King no qual o longa dos anos 70 se inspirou. Quem vai bancar esta nova versão é o estúdio MGM e ainda não há data par ao início das filmagens. No filme original, Carrie (vivida por Sissy Spacek) é uma adolescente reclusa e que tem o poder da telecinese. Por fugir do convencional, ela sofre perseguição dos alunos do colégio em que estuda.
 
10. O diretor Michael Mann planeja levar para o cinema a história de uma competição histórica entre a Ford e a Ferrari, com base no roteiro do livro "Go Like Hell", de A.J. Baime. A produção do filme ainda é incerta. Também existem especulações de que Mann estaria confirmado para a direção do drama "Agincourt", um épico sobre guerras napoleônicas baseado no livro de Bernard Cornwell.  

Notícias rapidinhas de cinema XXX


1. O ex-vocalista do Oasis, Liam Gallagher, quer o ator americano Johnny Depp em um filme sobre os últimos anos dos Beatles para interpretar Derek Taylor, publicitário da banda. O músico comprou os direitos do livro de Richard DiLello, The Longest Cocktail Party, uma biografia que narra os problemas pessoais e econômicos que afetaram os quatro músicos de Liverpool, e os levaram a dissolver a banda em 1970. O cantor, de 38 anos, afirmou que o roteiro do filme "está pronto" e antecipou que "as pessoas vão ficar alucinadas".

2. De 26 a 31 de maio acontece o 2° CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol. O filme “O Gringo” de Darko Bajic, abriu o festival, em sessão para convidados no Rio de Janeiro, contando a trajetória do craque Petkovic. A entrada é franca e as sessões são no Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo (Rio) e de 2 a 5 de junho, o festival vai para o Museu do Futebol do Estádio do Pacaembu (São Paulo).

3. O remake de "O vingador do futuro" confirma mais um nome no elenco. O veterano Bill Nighy (Harry Potter e as Relíquias da Morte) está negociando sua participação e interpretaria Quatto, que no filme original foi interpretado por Marshall Bell. Colin Farrell será Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger no antigo) e Kate Beckinsale (Terror na Antártica) ficará no lugar de Sharon Stone. Jessica Biel (Massacre da Serra Elétrica) e Bryan Cranston (da série Breaking Bad) são os outros nomes da produção que começa a ser rodada em junho. Expectativa de estreia é para 2012.

4. José Padilha vai filmar o crime na tríplice fronteira sul-americana entre Brasil, Paraguai e Argentina. O longa conta com roteiro de Nick Schenk (Gran Torino). 

5. Na onda de adaptar contos de fada,  a Sony está produzindo uma releitura do clássico infantil "A Pequena Sereia". O longa vai se basear na versão adulta publicada em livro por Carolyn Turgeon com o título de "Mermaid: A Twist on the Classic Tale". A cineasta Shana Feste assinará a direção e roteiro e o ator Tobey Maguire está produzindo o longa.

6. Em sua 6ª edição, a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto irá destacar filmes de chanchada, genêro de comédia muito popular entre as décadas de 1930 e 1950, além de homenagear o diretor, montador e roteirista de cinema e TV Carlos Manga. O evento, com programação gratuita, ocorre de 15 a 20 de junho. Mais infos aqui.

7. Tom Cruise será dirigo por Joseph Kosinski na adaptação da sua graphic novel Oblivion. A obra apresenta a Terra pós-apocaliptica, onde a civilização vive acima das nuvens e catadores coletam ilegalmente artefatos da poluída e destruída superfície. Quando um jovem catador descobre uma nave acidentada com uma bela mulher em seu interior, ele mal pode imaginar que sua descoberta pode levá-lo a uma viagem que mistura romance, aventura e inimagináveis perigos.

8. A Disney já divulgou o primeiro trailer do novo filme dos "Muppets". Com estreia prevista para 23 de novembro nos EUA, chega no Brasil dia 13 de janeiro de 2012. O filme traz no elenco Amy Adams (Encantada) e Jason Segel e conta com a direção de James Bobin.

9. "O Espetacular Homem-Aranha" é o novo filme do super-herói e conta com Andrew Garfield, Emma Stone e Rhys Ifans no elenco, além de Martin Sheen e Sally Field. O roteiro ficou por conta de Steve Kloves e Alvin Sargent e tem estreia prevista para 3 de julho de 2012. 

10. "A Árvore da Vida", de Terrence Malick, levou a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes. No filme, Sean Penn interpreta um homem de meia-idade que tenta encarar as lembranças da infância. Também fazem parte do elenco Brad Pitt e Jessica Chastain, como os pais do protagonista. O lançamento no Brasil está marcado para o dia 24 de junho.7.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XXIX


1. O aclamado épico de Hollywood "Titanic" (1997), do diretor James Cameron chegará aos cinemas do mundo inteiro em versão 3D em abril de 2012.

2. O ator espanhol Antonio Banderas, de 50 anos, vai participar do programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, e preparar uma paella, pra típico da Espanha. O quadro irá ao ar na próxima terça-feira (24). Além de se arriscar com fogão e panelas, Banderas vai tomar café da manhã com a apresentadora.

3. A MGM pretende lançar a comédia "The Machine",  projeto com semelhanças da famosa franquia "O exterminador do futuro". Na trama, um ciborgue é criado pelo Pentágono para ser a primeira e única arma indestrutível do planeta. Pouco mais de duas décadas depois de ser descartada e queimada, a tal Máquina é encontrada e reativada por um garoto, que passa a ser protegido pelo Homem de Lata 2.0. O longa será produzido e estrelado por Vin Diesel e o roteiro é da dupla Thomas Lennon e Robert Ben Garant. Ainda não possui data de estreia, mas a MGM espera lançar em 2012.

4. Tom Hanks está dirigindo seu segundo filme, "Larry Crowne", depois de "The Wonders - O Sonho Não Acabou" (1996). Além de dirigir e ter escrito o roteiro, ele também atua. O filme conta a história de Larry Crowne, líder de equipe em uma grande companhia, que acaba perdendo o emprego por não possuir diploma universitário. Estreia no Brasil dia 22 de julho.

5. "The Master" é o novo longa do cultuado cineasta Paul Thomas Anderson  (Sangue Negro). A trama foca na trajetória de Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), que retorna para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e, atormentado pelos horrores do conflito, cria uma seita religiosa para descobrir uma razão para viver. A situação se complica quando um de seus primeiros seguidores, o ex-andarilho e alcoólatra Freddie Sutton (Phoenix), passa a questionar não apenas sua crença, mas também o próprio mentor. As filmagens começam no próximo mês, na pequena cidade de Crockettville, na Califórnia e o filme ainda não tem previsão de estreia.

6. Ronaldo Fenômeno, ex-jogador de futebol, pode fazer outro filme, depois de sua participação em "Open Road" do diretor Márcio Garcia (ex-ator?). O galã da Globo vai co-produzir "The Brazilian", e Juliana Paes poderá fazer par com o ex-jogador.

7. As polêmicas declarações do diretor Lars von Trier (de "Anticristo" e do recente "Melancolia") continuam rendendo. Durante uma coletiva em Cannes, o diretor fez comentários controversos e abusou da ironia, declarando-se nazista. Por essa razão, a comissão dos organizadores de Cannes fez um comunicado oficial, onde o diretor virou persona non grata no festival.

8. Sam Raimi (Homem-Aranha) investe em seu novo projeto "Oz: The Great and Powerful", seqüência do mundo fantástico de "O Mágico de Oz". No elenco estão confirmados os atores James Franco (127 Horas), Mila Kunis (Cisne Negro), Rachel Weisz (Fonte da Vida) e Michelle Williams. O filme contará como o Mágico (Franco) chegou em Oz e como se apaixonou por Glinda e enfrentou Evanorah, a bruxa má do Leste (Weisz). A previsão é que o filme chegue às telas em 2013.

9. Armie Hammer, que interpretou sozinho os gêmeos Winklevoss em "A Rede Social", está no fim das negociações para fazer o papel de Lone Ranger no cinema ao lado de Johnny Depp, que será o índio Tonto. O personagem começou na rádio norte-americana, em 1933, convertendo-se depois em programa de televisão e várias adaptações para o cinema e os quadrinhos. No Brasil, ficou conhecido como Cavaleiro Solitário e também Zorro. O filme terá direção de Gore Verbinski, a partir de roteiro de Justin Haythe.


10. O diretor Karim Ainouz apresentou seu novo filme "O abismo prateado", a história de uma separação amorosa inspirada na canção "Olhos nos olhos", de Chico Buarque, na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes. O filme conta as 24 horas que se seguem na vida de Violeta (Alessandra Negrini), sua peregrinação, seu desespero, seu desejo de partir imediatamente até Porto Alegre para buscar o marido.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Filmes do mês: maio

São atualizados no decorrer do mês.

11C-"Se beber, não case 2" de Todd Phillips 2011 (3)
10T-"Amélia" de Mira Nair 2009 (3)
09T-"A condessa branca" de James Ivory2005 (3)
08B- "Waking life" de Richard Linklater 2001 (3)
07T- "Percy Jackson e o ladrão de raios" de Chris Columbus 2010 (1)
06T- "Caso 39" de Christian Alvart 2009 (2)
05T- "Meu trabalho é um parto" de Labor Pains 2009 (1)
04T- "O grande desafio" de Denzel Washington 2007 (3)
03T- "Esquadrão Classe A" de Joe Carnahan 2010 (2)
02B- "Transformers 2: a vingança dos derrotados" de Michael Bay (2)
01T- "Transformers" de Michael Bay (2)*

*Filmes Revistos Organização: Ordem crescente - em números.

Nome do filme + diretor + ano.

Códigos: B (baixado), C (cinema), D (dvd acervo pessoal), L (locadora), T (tv).

Obs.: A - código especial para Avião! hehehe

Notas:
(0) dispensável
(1) ruim ou fraco
(2) razoável
(3) bom - técnica ou emocionalmente
(4) muito bom - rolou um punctum
(5) excelente - marcou minha vida
(P) prazer culpado (tecnicamente ruim, mas adorei)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O 3D, além do bem e do mal

por Ana Maria Bahiana

Dançando em 3D: filmando Pina, de Wenders

A declaração de Bernardo Bertolucci, hoje, no Festival de Cannes, de que não apenas é fã de Avatar mas vai fazer seu próximo filme em 3D colocou a questão do novo/velho formato, mais uma vez, no centro de uma discussão bem mais interessante do que” vai ou não vai aumentar o retorno de bilheteria”.

Bertolucci, um nome sem dúvida de peso, é o mais recente realizador de alto calibre a abraçar o 3D. Martin Scorsese causou arrepios na indústria quando anunciou, ano passado, que seu A Invenção de Hugo Cabret seria filmado em 3D. Wim Wenders emocionou o festival de Berlim com seu documentário Pina, captando em 3D e numa mistura de sets, palcos e cenários naturais diversas atuações do grupo de dança da brilhante coreógrafa Pina Bausch. E Werner Herzog está batendo recordes de bilheteria (para um documentário) com sua lírica e idiossincrática visão das pinturas pré históricas de caverna de Chauvet em Cave of Forgotten Dreams.

E agora Bertolucci diz o seguinte: “Amei Avatar e fiquei fascinado com o 3D. Comecei a pensar, por que o 3D é considerado bom apenas para filmes de terror, ficção científica e coisas semelhantes? Pensei, e se 8 ½ de Fellini fosse em 3D, não seria maravilhoso?”

Seria.

O que é o essencial desta conversa _ como toda ferramenta da criação artística, o 3D não é, por si mesmo, “do bem” ou “do mal”. Ele é o que se faz com ele, assim como, no passado do cinema, foram o som, a cor, e os diversos formatos da imagem captada e projetada.

É claro que distribuidores , donos de cinema e executivos vêem a possibilidade como um modo de reverter a tendencia do entretenimento-em-casa que vem contribuindo para a retração da venda de ingressos, principalmente na América do Norte. Contribuindo, sou obrigada a dizer, ao lado de outros fatores como, por exemplo, uma enxurrada de filmes vagabundos, repetitivos, nada criativos e, muitas vezes, com um 3D ordinário. O papel desta turma é administrar o lado negócios do cinema. O que estava faltando na conversa era a voz da turma que administra o lado arte.

A compreensão do 3D como algo que pode modificar positivamente a experiencia visual e se tornar um elemento da narrativa é assunto para a turma da criação. É o que torna as cavernas de Chauvet tão emocionantes no filme de Herzog _ a aproximação, para a plateia, da experiencia dos pintores pre-históricos, que utilizaram o relevo da caverna como parte integrante de suas obras, em muitos casos para criar a ilusão de movimento, “como um proto cinema”, nas palavras do diretor.

Scorsese no set de Hugo Cabret

Em Hugo Cabret essa aproximação é absolutamente natural: o lindo livro de Brian Selznick é, ele mesmo, um objeto visual, onde imagens e o ritmo de virar as páginas são a narrativa. Selznick, um ilustrador em primeiro lugar, tem paixão pelos pioneiros da imagem em movimento, principalmente George Meliés, uma enorme influência em Hugo Cabret. Suspeito que Scorsese acredita, como eu, que se Meliés tivesse acesso ao 3D , ele o teria adotado entusiasticamente…

Io e Te, o projeto que Bertolucci vai realizar em 3D, tem apenas dois personagens e um cenário. Mas o que o diretor – preso numa cadeira de rodas há um ano, por conta de sérios problemas de saúde – visualizou, graças à nova tecnologia, foi o bastante para lhe dar novo fôlego: “(Com o 3D) eu vi que, mesmo numa cadeira de rodas, eu poderia imaginar meus filmes.”

Vôo da imaginação: cena de Pina, de Wenders

As 30 mentiras contadas pelo cinema

O cinema é pura fantasia, mas conseguimos na maioria das vezes distinguir ficção da realidade. O problema é quando uma mentira é contada tantas vezes que acaba se tornando uma verdade. Não acredita? O site TotalFilms selecionou as 30 mentiras mais contadas.

01 – Todos os nerds ficam bonitos depois de uma reforma no visual

FILMES: Ela é Demais (1999), As Patricinhas de Beverly Hills (1995), A Casa das Coelhinhas (2008), O Diário da Princesa (2001)

02 – Se você agir como um garoto de 12 anos, mulheres bonitas se apaixonam por você.

FILMES: O Paizão (1999), Billy Madison, um Herdeiro Bobalhão (1995) , O Rei da Água (1998)

03 – Trabalhar como prostituta é extremamente agradável…

FILMES: Uma Linda Mulher (1990), Trocando as Bolas (1983)

04 – Fazer sexo no chuveiro é incrível…

FILMES: Gia – Fama E Destruição (1998), O Especialista (1994)

05 – As mulheres não tiram o sutiã durante o sexo…

FILMES: Eu Sei Quem Me Matou (2007), Ligeiramente Grávidos (2007), Alone in the Dark (2005)

06 – Ninguém suspeita de um homem vestido de mulher…

FILMES: Uma Babá Quase Perfeita (1993), As Branquelas (2004), Vovó… Zona (2000)

07 – Pegar uma chuva é algo extremamente agradável…

FILMES: Cantando na Chuva (1952), Homem-Aranha (2002), Um Sonho de Liberdade (1994)

08 – Bombas são sempre equipadas com um relógio digital de fácil acesso…

FILMES: Duro de Matar – A Vingança (1995), A Outra Face (1997) , Máquina Mortífera 3 (1992)

09 -Tiros são apenas arranhões, dá pra continuar lutando…

FILMES: O Retorno de Jedi (1983), Rambo (2008)

10 – Se você realmente tentar, pode escapar da fúria da natureza …

FILMES: O Retorno da Múmia (2001), O Dia Depois de Amanhã (2004), O Inferno de Dante (1997)

11 – Mulheres que odeiam você, em algum momento acabam se apaixonando…

FILMES: 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999), A Proposta (2009), Sem Reservas (2007)

12 – Você pode sobreviver a uma queda, se tiver um pouco de água para amortecer…

FILMES: Os Bad Boys (1995), Máquina Mortífera 2 (1989), True Lies (1994), Butch Cassidy (1969)

13 – O alcoolismo sempre acompanha uma crise, mas no final tudo se resolve…

FILMES: Independence Day (1996), Chamas da Vingança (2004), O Último Samurai (2003)

14 – As roupas dos inimigos servem perfeitamente e ninguém desconfia de nada…

FILMES: Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), Sahara (2005), Missão Impossível 2 (2000)

15 – O parto dura apenas alguns minutos e nem é tão doloroso…

FILMES: Filhos da Esperança (2006), Juno (2007)

16 – Ajudar uma mulher a ficar com outro cara é a melhor maneira de se dar bem…

FILMES: O Melhor Amigo da Noiva (2008), A Verdade Nua e Crua (2009)

17 – A ressaca nada mais é do que uma leve dor de cabeça e perda de memória…

FILMES: Se Beber Não Case! (2009), Ligeiramente Grávidos (2007), American Pie (1999)

18 – A Inglaterra é uma terra de contos de fadas, chá e bolinhos …

FILMES: O Amor não Tira Férias (2006), Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990)

19 – As mulheres adoram uma exibição embaraçosa em público, como cantar por exemplo…

FILMES: 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) , Simplesmente Amor (2003)

20 – Um homem apaixonado muda completamente a sua personalidade para conquistar o amor da sua vida…

FILMES: Melhor É Impossível (1997) , Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

21 - Quando acontece uma luta em um bar, todos acabam envolvidos…

FILMES: Os brutos Também Amam (1953), Piratas do Caribe (2003/2003/2007) e todos os outros Westerns.

22 – Receba uma notícia surpreendente e provavelmente vai deixar alguma coisa cair no chão…

FILMES: Os Suspeitos (1995), Armageddon (1998), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

23 – Andar de Skate é legal, não importa a sua idade …

FILMES: Os Simpsons – O Filme (2007) , De Volta para o Futuro (1985/ 1989/ 1990)

24 – O veneno da picada de alguma criatura pode ser facilmente removido por uma chupada, seguida de uma cuspida…

FILMES: Your Highness (2011), Bananas (1971), Serpentes a Bordo (2006)

25 – Computadores são controlados só pelo teclado…

FILMES: A Rede (1995), Hackers – Piratas de Computador (1995), A Senha: Swordfish (2001)

26 – É muito fácil driblar a segurança dos aeroportos, quando a intenção não é explodir nada…

FILMES: Simpesmente Amor (2003) e outros filmes românticos.

27 – Cientistas brilhantes são incapazes de executar simples tarefas, como fritar um ovo.

FILMES: De Volta para o Futuro (1985), Flubber – Uma Invenção Desmiolada (1997), Querida, Encolhi as Crianças (1989) , Waterworld – O Segredo das Águas (1995)

28 – Ganhar pontos é mais doloroso do que um soco na cara…

FILMES: O Justiceiro (2004), Rápida Vingança (2010), Franquia Indiana Jones

29 – Ladrões são pessoas de caráter, apesar do vício, sempre fazem o que fazem por uma boa razão.

FILMES: Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991) , Onze Homens E Um Segredo (2001) , Plunkett & Macleane (1999)

30 – Quando duas pessoas fazem sexo, eles sempre chegam ao clímax exatamente no mesmo segundo…

FILMES: Todos os filmes produzidos até o exato momento.