terça-feira, 4 de outubro de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XLI


 1. A co-produção brasileira "360" de Fernando Meirelles, junto com Grã Bretanha, Áustria e França, que traz no elenco Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz, concorre ao prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Londres do Instituto Britânico de Filmes (BFI London Film Festival).

2. Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 545, que institui o programa "Cinema Perto de Você". A iniciativa, já lançada pelo governo em junho de 2010, prevê a concessão de crédito para financiar salas de cinema pelo país. Haverá redução de impostos para a instalação desses espaços. Segundo o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, isso significará um custo de implantação 30% menor para qualquer sala. O programa pode beneficiar municípios com menos de 100 mil habitantes e sem cinema.

3. O diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro) está com um novo projeto e conta com o apoio e união de  dois estúdios para bancar seu próximo longa-metragem, baseado na clássica história de Noé. "Noah" será produzido em parceria pela Paramount Pictures e a New Regency.

4. O novo longa da diretora Tata Amaral, "Hoje", foi o grande vencedor do 44º Festival de Cinema de Brasília, levando os prêmios de melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro, direção de arte e fotografia. O longa conta a história de Vera, vivida por Denise Fraga, uma mulher que recebe uma indenização do governo pelo desaparecimento do marido durante a ditadura e, no dia em que se muda de casa, o marido reaparece.

5. O jogo 'Dead Island' será adaptado para o cinema. A história é centrada em uma família de férias em uma ilha paradisíaca, que se torna um inferno ao ser invadida por zumbis. Isolados do resto do mundo, os sobreviventes têm apenas os materiais naturais da ilha como “armas” para se protegerem da legião de mortos-vivos.

6. O escritor norte-americano Stephen King anunciou que está escrevendo uma nova sequência para 'O Iluminado', livro clássico de 1977, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, que conta a história de uma família que passa um inverno isolada em um hotel histórico encravado nas montanhas. Na continuação, que ganhou o nome de 'Dr. Sleep', o garotinho Danny Torrance cresceu e virou um homem de 40 anos de idade que trabalha com doentes terminais e usa seus poderes paranormais para ajudá-los.  O livro inclui um grupo de vampiros viajantes chamado The Tribe, que sugam a energia de “pessoas especiais”. 

7. Acontece em São Paulo até 9 de outubro a V Mostra de Cinema Indiano e Bollywood, com  dez filmes que mudaram os rumos do cinema indiano ao longo dos anos 2000. São produções que buscam uma Índia moderna, que refletem questões das recentes mudanças sociais e culturais do país. Confira a programação completa no site da Cinemateca Brasileira.

8. A bem sucedida atriz Jennifer Aniston resolveu se arriscar como uma das diretoras em 'Five'. O projeto, feito especialmente para TV, reúne cinco curtas metragens temáticos, todos com histórias relacionados a vida de pessoas impactadas pelo câncer de mama. O episódio dirigido por JA fala sobre Mia (Patricia Clarkson) e as mudanças de sua vida depois do diagnóstico do câncer de mama.

9. A história do cantor Elton John vai virar filme. "Rocketman" é baseado em uma das músicas de Elton John, do disco Honky Château, de 1972. O roteiro ficará a cargo de Lee Hall e a produção será de Shaw Hamilton, da Rocket Pictures. Ainda não tem previsão de estreia.

10. Leonardo DiCaprio será o protagonista da adaptação para o cinema do livro "Satori", de Don Winslow. A história é sobre Nicholas Hel, um norte-americano criado no Japão especialista em artes marciais. O roteiro será escrito pelo próprio autor do livro, em parceria com Shane Salerno (Shaft). Ainda não há diretor definido nem previsão para o início das filmagens.

Nenhum comentário: