segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XLII


1. Foi presa a documentarista, produtora e distribuidora Katayoun Shahabi, acusada, entre outros, de "colaborar com a BBC persa". Shahabi distribuiu filmes de grandes expoentes do cinema iraniano, como Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf e Mohammad Rasoulof. Também é a distribuidora internacional do filme 'One Two One', de Mania Akhbari, um dos destaques da 35ª Mostra Internacional de São Paulo. Além de Shahabi, outros seis documentaristas foram presos recentemente, entre eles MohsenShahnazdar, Hadi Aharideh, Mojtaba Mir Tahmaseb e Naser Safarian. 

2. Morreu Leon Cakoff, fundador da 'Mostra Internacional de Cinema de São Paulo'. Ele começou a carreira em 1969 como jornalista e depois crítico de cinema nos Diários Associados. A partir de 1974, dirigiu o Departamento de Cinema do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e iniciou a programação de mostras e ciclos no museu. Leon dirigiu os curtas 'Volte Sempre Abbas' (1999) e 'Natureza-Morta' (2004), ambos em parceria com Renata de Almeida, e 'Esperando Abbas' (2004). Também escreveu os livros 'Gabriel Figueroa – O Mestre do Olhar', grande entrevista com o mexicano; 'Ainda Temos Tempo', com crônicas de viagem ligadas a cinema; 'Cinema Sem Fim', com a história dos 30 anos da Mostra; e 'Manoel de Oliveira', uma grande entrevista sua com o cineasta português. Além de programador e produtor, Leon também atuou nas outras pontas do mercado cinematográfico.

3. O filme brasileiro 'L'acercadelacaña' de Diego Medeiros, recebeu o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano na 18º edição do Festival Internacional de Cinema de Valdivia. Com direção assinada por Luís Henrique Leal e pelo fotógrafo e documentarista Felipe Peres Calheiros, o filme de 20 minutos aborda o drama de famílias que vivem da cana-de-açúcar em Pernambuco. 

4. A série de TV 'Além da Imaginação' ("The Twilight Zone", no original), que fez sucesso nas décadas de 50 e 60, servirá de inspiração para um novo filme, bancado pela Warner Bros e produzido pela Appian Way, do astro Leonardo DiCaprio. O estúdio definiu Matt Reeves ( Cloverfield - Monstro) como diretor do projeto. As filmagens devem começar em 2012 e o longa trará apenas uma história de ficção científica.

5. A Disney desistiu oficialmente do filme do 'Cavaleiro Solitário' após divergência dos produtores em relação ao orçamento. A decisão não significa que o filme não será mais realizado, afinal outro estúdio pode assumir o desenvolvimento, mas é quase certo que não conseguirão cumprir a data de estreia prevista para 21 de dezembro de 2012.

6. 'Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio', documentário de Walter Carvalho sobre um dos maiores ícones do rock brasileiro, foi escolhido para encerrar o Festival do Rio. A produção, através de imagens de arquivo e entrevistas, investiga as várias facetas do lendário músico, passando por sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que continuam a surgir mais de 20 anos após sua morte.

7. "Tropa de Elite 2" foi o filme escolhido para representar o Brasil na luta por uma indicação ao Oscar 2012 de Melhor Filme Estrangeiro, concorrendo com 63 filmes inscritos por outros países na mesma categoria. Mais infos aqui.

8. 'Inside Llewyn Davis' é o próximo filme dos irmãos Ethan e Joel Coen (Bravura Indômita) e já conta com um protagonista: Oscar Isaac (filme atual Drive). Isaac interpretará o LIewyn Davis, um cantor de música folk que nasceu e cresceu no Queens, em Nova York. Apesar de ser um talentoso cantor e guitarrista, ele não consegue fazer sucesso com a música. O personagem é vagamente baseado em Dave Van Ronk, um cantor que nos anos 60 fez amizade com vários músicos conhecidos, como Bob Dylan. As filmagens devem começar em 2012 na cidade de Gotham, nos Estados Unidos. Ainda não há data prevista para seu lançamento comercial.

9. O próximo longa de Woody Allen recebeu um novo título: "Nero Fiddled" que faz menção ao imperador romano Nero e é uma referência a clássica expressão "Nero Fiddled while Rome Burned". Confirmados no elenco os atores Jesse Eisenberg (A Rede Social), Penélope Cruz (Nine), Alec Baldwin (Simplesmente Complicado), Ellen Page (Juno), Roberto Benigni (A Vida é Bela) e Judy Davis (Maria Antonieta).O longa já está sendo filmado e deve estrear em 2012.

10. John Malkovich virá ao Brasil no próximo mês de novembro para uma curta temporada com sua peça The Infernal Comedy - Confissões de um Serial Killer. O ator se apresentará no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os ingressos variam entre R$ 40,00 e R$ 400,00.  A Comédia Infernal (tradução livre) é uma peça musical sobre a história real de Jack Unterweger, serial killer e escritor que se tornou uma celebridade austríaca após a publicação de sua autobiografia em 1984. A trama é contada através de monólogos ilustrados pela música da Orquestra Wiener Akademie, com a companhia de dois sopranos.

Nenhum comentário: